Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Santa Felicidade

Em outubro, Parque Barigui terá mini usina hidrelétrica para gerar a própria energia

Em outubro, Parque Barigui terá mini usina hidrelétrica para gerar a própria energia. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Falta pouco para o Parque Barigui vai gerar energia limpa e renovável. Está prevista para acontecer em 4 de outubro (sexta-feira), a entrega da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nicolau Klüppel que está em fase final de instalação, no vertedouro do lago do parque.

As obras foram vistoriadas na última terça-feira (17/9), por dirigentes da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH) e equipes da Prefeitura.

A energia criada pela CGH Nicolau Klüppel será capaz de gerar cerca de 21.600 Kwh/mês, o que equivale à metade da energia consumida em todo o Parque Barigui mensalmente.

A mesma quantidade seria capaz de suprir o consumo energético de 135 casas médias, com famílias de quatro pessoas. As informações sobre geração e economia poderão ser conferidas pelos munícipes em um aplicativo que estará disponível para sistemas Android e iOS.

A usina

A CGH é baseada no conceito da Rosca de Archimedes, equipamento criado pelo filósofo grego (260 a.C). Será aproveitada a queda de água de 3,5 metros do vertedouro do lago do parque para gerar energia por uma rosca helicoidal.

A construção da estrutura de concreto, a rosca helicoidal e os equipamentos eletromecânicos foram doados pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH). O total do investimento é de R$ 450 mil.

Antes da construção e instalação da Central Geradora Hidrelétrica foram feitos estudos ambientais para verificar impactos no parque. Não haverá alteração na vazão do lago nem problemas para os animais. Os peixes vão conseguir passar por dentro da turbina, entre as hélices da rosca.

Curitiba Mais Energia

O projeto faz parte do Programa Curitiba Mais Energia, que também conta com a instalação de painéis fotovoltaicos no prédio da Prefeitura e no bairro Caximba.

A produção da CGH Nicolau Klüppel será injetada na rede da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), gerando créditos de energia a serem compensados ao município. A economia na fatura de energia elétrica da Prefeitura pode chegar a R$ 132 mil por ano.

Homenageado

A central e o centro de educação ambiental, que ficará anexo, levarão o nome do engenheiro Nicolau Klüppel, que dedicou anos da sua carreira ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e morreu em outubro de 2016, aos 86 anos.

Klüppel foi um dos precursores da solução do uso de lagos para captação de água para evitar enchentes, o que proporcionou a criação de alguns dos principais parques da cidade, como o Barigui e o São Lourenço.

Em alta