Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação de qualidade

Em intercâmbio virtual com escolas espanholas, curitibinhas ensinam como preservar as abelhas

Em intercâmbio com escolas espanholas, curitibinhas ensinam como preservar as abelhas. Curitiba,11/11/2024. Fotos: Luiz Costa /SME

Estudantes da Escola Municipal Integral Metry Bacila, inaugurada em julho deste ano na Regional Boa Vista, participaram nesta segunda-feira (11/11) de uma atividade especial, um intercâmbio virtual de experiências e ideias com as Escolas Mercê Rodoreda e Turó de Can Gili, que ficam na província de Barcelona, Catalunha (leste da Espanha).

Os curitibinhas apresentaram aos estudantes espanhóis o resultado de pesquisas e estudos sobre as abelhas e a importância delas para a preservação do meio ambiente. Foram dois meses de trabalho, orientados pelos professores. Até um jogo com os hábitos das abelhas fez parte do projeto.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, filha do cientista e médico que dá nome à escola, acompanhou a ação, além da chefe do Núcleo de Educação, Michele Prado, da diretora Cibele de Santi e professores da unidade. 

“Intercâmbios como este constroem pontes, são muito proveitosos para todos os envolvidos”, disse a secretária.

Maria Sílvia destacou que a interação promove o aprendizado colaborativo, possibilitando a troca de ideias e práticas pedagógicas inovadoras, enriquecendo o conhecimento de todos os envolvidos e fortalecendo a rede de colaboração entre as escolas.

No próximo dia 26, será a vez dos estudantes catalães apresentarem seus trabalhos aos estudantes de Curitiba.

Agatha Sofia Barbosa, do 3º ano do Ensino Fundamental, contou que foi a primeira vez que participou de um intercâmbio on-line. 

“É muito divertido, eles estão vendo o que a gente fez e a gente vai ver o que eles vão fazer”, resumiu a menina.

Você conhece os Jardins de Mel?

Nas escolas de Curitiba, as crianças e estudantes aprendem sobre a abelhas em diversas propostas pedagógicas, com destaque para os Jardins de Mel, que estão implantados em diversos espaços da cidade, como parques e escolas, com o objetivo de preservar as abelhas sem ferrão, responsáveis por cerca de 90% da polinização das plantas. São utilizadas as espécies jataí, manduri, mirim, mandaçaia e garaipo.

Esse projeto é trabalhado no Programa Linhas do Conhecimento, composto por práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, Faróis do Saber e Inovação, parques e praças.

O Linhas do Conhecimento atende todas as escolas e CMEIs de Curitiba. São mais de 367,1 mil participações de curitibinhas desde que ele iniciou as atividades, no ano de 2017.

LEIA os materiais pedagógicos do Linhas do Conhecimento.

Em alta