Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
No Japão

Em Himeji, Greca alinha parcerias para os 40 anos de irmandade com Curitiba

Reunião técnica do prefeito Rafael Greca na prefeitura de Himeji. Foto: Divulgação

O prefeito Rafael Greca foi recebido com honras, nesta quarta-feira (4/10), em Himeji, cidade-irmã de Curitiba no Japão, pelo prefeito Hideyasu Kiyomoto. No encontro, Greca e Kiyomoto alinharam uma agenda para a celebração dos 40 anos de irmandade entre as cidades, em maio de 2024.

Na cidade-irmã japonesa, o prefeito curitibano participou de reuniões na prefeitura local, onde foi apresentado o relatório da recente visita de técnicos de Himeji a Curitiba e as áreas de interesse para parcerias. Também esteve reunido com representantes do setor de Patrimônio Histórico, visitou o Castelo de Himeji e foi recepcionado em um jantar com autoridades locais.

Aos técnicos de Himeji, Greca colocou à disposição a experiência de Curitiba em diversas áreas, que envolvem o Hipervisor Urbano, a estruturação do aplicativo Saúde Já e os projetos integrados ao Plano de Ação Climática de Curitiba (PlanClima).

“Eles têm muito interesse em implementar um hipervisor urbano como o nosso”, disse Greca.

Cérebro da Cidade Inteligente projetado pelo Ippuc em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Hipervisor Urbano de Curitiba começa a operar neste ano. Será uma plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos munido de ferramentas e métodos de gestão de dados capazes de coletar, processar e distribuir informações em formatos que permitam a todas as áreas gerir serviços em tempo real e também o planejamento de políticas públicas de longo prazo.

Castelo de Himeji

Na sequência do roteiro na cidade-irmã, o prefeito de Curitiba foi recebido na Casa de Honra do Castelo de Himeji, cuja construção original data de 1330. Acompanhado de um historiador local, conheceu detalhes da trajetória de samurais, shoguns e senhores da guerra japoneses.

“É uma honra termos uma cidade-irmã tão venerável”, afirmou Greca na visita ao castelo que é tesouro nacional do Japão e Patrimônio Mundial da Unesco desde 1993.

O roteiro de compromissos na cidade-irmã de Curitiba terminou com um jantar oferecido pelo prefeito Hideyasu Kiyomoto, com a presença de autoridades políticas locais, e que foi finalizado ao som do hino de Curitiba. Segundo o prefeito de Himeji, para a celebração dos 40 anos de irmandade já estão previstas diversas atividades.

Kyoto Smart City Expo

Nesta quinta-feira (5/10), o prefeito Rafael Greca e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, participarão do painel na Sessão de Colaboração Internacional do Kyoto Smart City Expo.

Greca falará das iniciativas de Curitiba na área da inovação, como a Pirâmide Solar de Curitiba, o Bairro Novo da Caximba, o Rosto da Cidade e o programa de Agricultura Urbana (Fazenda Urbana, hortas e Jardins de Mel), e Jamur da aprendizagem mútua no desenvolvimento de políticas públicas com a troca de experiências entre cidades inteligentes. Do mesmo painel também participará Manabu Harada, diretor da Divisão de Estratégia Digital de Himeji.

Além de Jamur, acompanham o prefeito nos compromissos no Japão a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli; o analista de Sistemas da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Bruno Gonçalves de Lara, e o assessor do Gabinete do prefeito Lucas Navarro de Souza.