Cerca de 20 mil participantes, entre professores das redes pública e privada, servidores municipais e comunidade, visitaram a edição deste ano da Expo Educação, a feira de inovação organizada pela Secretaria Municipal da Educação como Semana de Estudos Pedagógicos.
O evento, aberto na terça-feira (2/7), terminou nesta quinta-feira (4/7), no pavilhão de exposições do Parque Barigui. Foi o segundo ano de realização da feira, que substitui o formato antigo de reuniões e palestras nas escolas para organização dos semestres letivos.
Na Expo, os participantes visitaram estações interativas sobre robótica, Faróis do Saber e Inovação, impressoras 3D, hologramas e educação infantil e assistiram a apresentações artísticas, culturais, literárias e esportivas.
Para a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o aproveitamento e a participação foram ainda melhores neste ano. “Além de ver na prática aqui na feira, as pessoas puderam levar o conteúdo para casa, pois é só baixar o material por QR codes”, explicou.
Para a professora Adriane Oliveira, o evento foi instigante. “São práticas que mobilizam o fazer pelo contexto da interação”, avaliou.
Os destaques deste ano foram a presença do ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), que veio conversar com a equipe de robótica Conectados, premiada no Líbano em junho. Pontes e o prefeito Rafael Greca conheceram os detalhes do projeto dos estudantes e conversaram com eles sobre a importância da educação e do esforço para atingir os objetivos de vida.
Outra iniciativa pioneira foi o lançamento da revista on-line do Veredas Formativas, o programa de formação continuada da Secretaria da Educação. “Esse é um legado científico para marcar a história da expo”, disse Maria Sílvia.
Outros serviços
Além das mostras da educação, os visitantes tiveram à disposição o Ônibus Lilás, com informações e atendimento a mulheres vítimas de violência, acolhimento de denúncias e orientações sobre os direitos contidos na Lei Maria da Penha.
Também tiveram acesso a estandes de outros órgãos da Prefeitura de Curitiba, como Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria da Administração e Gestão de Pessoal, CuritibaPrev e Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.