Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 330 anos

Em diálogo de prefeitos, Greca destaca esforço de Curitiba pela democratização da inovação

Prefeito Rafael Greca participa no Smart City Expo, de painel com o prefeito de Morretes Junior Brindarolli, e com as prefeitas de Campo Grande, Adriane Lopes, e de Palmas, Cinthia Ribeiro. Curitiba, 22/03/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Anfitrião no diálogo de prefeitos, realizado na plenária principal da Smart City Expo Curitiba 2023, no fim da manhã desta quarta-feira (22/3), o prefeito Rafael Greca destacou o esforço de Curitiba pela democratização da inovação.

"Uma prefeitura tem que ter vontade de fazer, porque o que não se faz não existe. Um sonho só vale quando se transforma em realidade e a inovação funciona como acelerador nesse processo", afirmou o prefeito curitibano.

No diálogo com os administradores de cidades, Rafael Greca foi acompanhado das duas únicas prefeitas de capitais brasileiras, Adriane Lopes, de Campo Grande (MS), e Cinthia Ribeiro, de Palmas (TO), e também do prefeito de Morretes (PR), Junior Brindarolli. A mediação do painel foi feita pelo fundador do ICities, Roberto Marcelino.

“Se você não tem como fazer uma rede de bibliotecas, pode começar com uma biblioteca. Se não consegue criar vários espaços com impressoras 3D, pode fazer ao menos um. Nos Faróis do Saber e Inovação estimulamos as nossas crianças a ler para depois fabricar os personagens dos livros nas impressoras 3D. Tudo começa na leitura. Uma criança estimulada a ler faz sinapses que são pontos de luz no cérebro. Conhecimento é luz”, reforçou Greca.

Inovação como processo social

Na conversa com os administradores de cidades, o prefeito elencou iniciativas curitibanas com fortes componentes de tecnologia e inovação, entre elas o Cartão Curitiba, lançado neste dia de abertura da Smart City 2023, e também ferramentas de suporte à governança e à desburocratização aplicadas no Fala Curitiba e no Saúde Já.

“Na nossa cidade avançamos com a tecnologia como ferramenta a serviço do progresso social. Estamos lançando o Cartão Curitiba com diversos serviços municipais, temos o Curitiba App, aplicativo Saúde Já, que contará com a central de consultas, e o Fala Curitiba, nossas reuniões públicas nos bairros e na internet a partir das quais elegemos as prioridades da população ao orçamento municipal”, pontuou.

Troca de experiências

Paranaense de nascimento, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destacou que a capital de Mato Grosso do Sul está avançando em processos de inovação nas áreas da Saúde, em que foi pioneira no cartão digital, como também na mobilidade. Adriane elogiou os avanços de Curitiba e afirmou ter interesse num intercâmbio com a capital paranaense.

“Curitiba é referência no Brasil como capital. Queremos, nessa troca de experiências, levar um pouco do seu conhecimento e projetos inovadores para que possamos implementar na nossa cidade”, disse a prefeita de Campo Grande.

O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, ressaltou o uso da tecnologia no reforço à segurança e na recuperação das finanças municipais. “Morretes é hoje a cidade mais segura do litoral. Temos câmeras de monitoramento por toda a cidade. Iniciamos a gestão com índice nível C de bom pagador e alcançamos triplo A usando tecnologia”, disse Brindarolli.

Para a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, a Smart City Expo de Curitiba já entrou no calendário obrigatório dos mais de 5.500 municípios brasileiros.

“O dia de hoje é um divisor de águas no que diz respeito à mudança da forma que as pessoas vivem. É nas cidades que a vida acontece. É na porta do prefeito que a população bate. Temos necessidades de mudanças na governança, em processos digitais para a sustentabilidade”, salientou a prefeita da capital do Tocantins. 

Na opinião da prefeita tocantinense, a pandemia colocou as cidades num caminho sem volta no que diz respeito à ampliação do uso de tecnologia aplicada em políticas públicas. “Temos responsabilidade como gestores e cidadãos na construção de políticas públicas consolidadas para ter recursos que financiem os processos de transformação das cidades inteligentes e conectadas. A desburocratização, que o prefeito Greca destacou, chegou para ficar. Os serviços das prefeituras têm que ser preparados para atender à população”, frisou Cinthia.

Segundo a Cinthia Ribeiro, o município de Palmas conta com mais de 400 serviços mapeados e que serão disponibilizados por meio de portal de internet.

Ao finalizar a sua mensagem aos prefeitos, Greca reforçou o compromisso de Curitiba em compartilhar soluções com as cidades. Para o prefeito curitibano, a inovação não pode ser um bem inacessível à maioria da população.

“O que não se dá à grande maioria da população, se perde. É um pensamento altamente democrático, mas faz com que a sociedade tenha perspectiva de futuro. A inovação é universal, nasce da informação e passa pela democracia. Queremos compartilhar todo o conhecimento acumulado de Curitiba com os brasileiros de todas as latitudes e longitudes”, reforçou Rafael Greca.

Em alta