Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Nova área de lazer

Em dia de festa, Prefeitura de Curitiba entrega o Parque Rio Bonito do Tatuquara

Prefeito Rafael Greca, acompanhado do Vice-Prefeito e Secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, secretários municipais e vereadores, inaugura o Parque Rio Bonito do Tatuquara. Curitiba 24/06/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS.

O bairro Campo de Santana, na Regional Tatuquara, teve uma manhã de festa neste sábado (24/6) para marcar a inauguração do 48° parque da cidade, o Parque Rio Bonito do Tatuquara, e a requalificação da pista de skate da Praça Soldado Wagner Alves Sampaio.

O evento teve carrossel para as crianças, circuito de brinquedos, jogos e distribuição de pipas, pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), animação dos músicos da Banda Lyra Curitibana e distribuição de mudas de araucária.

A população também pôde atualizar a carteirinha da vacinação com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizaram doses dos imunizantes bivalente (reforço contra a covid), influenza e HPV.

O novo parque fica na Rua Alda Bassetti Bertholdi, no cruzamento com a Rua Emanoel Ernesto Bertoldi, no bairro Campo de Santana.

Presente para Curitiba 

A mais nova área de lazer de Curitiba foi criada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e tem aproximadamente 44,4 mil metros quadrados de área, com espaço amplo para prática de esportes e lazer, com duas canchas de minifutebol, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, três parquinhos (dois com pisos emborrachados), cinco espaços de estar e três bicicletários. 


“Um parque novo, inaugurado no Dia de São João e no Dia da Araucária, há seis meses do Natal, é um presente para Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca, ao saudar os presentes. 

Preservação e prevenção de enchentes

Durante a inauguração, o prefeito falou sobre a importância dos parques da cidade para o turismo, para o lazer das comunidades e também para evitar o ocupação urbana desordenada, que provoca enchentes.

“Curitiba tem 48 parques, alguns muito famosos como Jardim Botânico, que o mundo inteiro quer ver, ou muito frequentados como o Parque Barigui. Tem também o Passeio Público, que foi criado em 1.874. Ele foi feito para não deixar que o rio fosse cercado de casas e não causasse alagamentos. Por isso nós fazemos parques: para evitar que as famílias morem grudadas nos rios, o que vai contra o que diz a lei de meio ambiente”, disse Greca.

Bairro Novo da Caximba

Greca disse que não construir em áreas de fundo de vale é uma necessidade e falou sobre a construção do Bairro Novo da Caximba.

As obras do Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba têm o financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para promover qualidade de vida e dignidade para 1.693 famílias da Vila 29 de Outubro.

Além das casas e da reurbanização, o projeto prevê ainda um parque linear, obras de infraestrutura de água e esgoto, iluminação pública com LED e novos equipamentos de saúde, educação e assistência social.


“Nós estamos fazendo aqui no Tatuquara o Bairro Novo da Caximba para tirar o povo de cima do rio. É o maior investimento sócio-ambiental do Brasil. A cidade somos nós que fazemos e a cidade é boa quando é boa para o seu povo”, comentou o prefeito.


Tatuquara recebeu grandes obras

O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, parabenizou o prefeito Rafael Greca por direcionar tantos investimentos para a região do Tatuquara.

“Durante a nossa gestão nós fizemos as alças de acesso do Viaduto Pompéia e da trincheira do Tatuquara, fizemos também o Terminal Tatuquara, cobrimos de asfalto as ruas de saibro, abrimos a UPA Tatuquara e hoje estamos entregando este parque maravilhoso”, relembrou Eduardo.

O vice-prefeito disse que recebeu e já encaminhou os pedidos para implantar uma mesa de xadrez e uma quadra de grama sintética no novo parque. “Quando todo mundo se une e joga junto, quem ganha é a comunidade”, citou Eduardo Pimentel.

Acupuntura urbana

Junto com o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, Eduardo anunciou a realização de um mutirão de cidadania com serviços gratuitos para a comunidade. O evento será realizado em julho, em data a ser definida.

Roveda elogiou a iniciativa da Prefeitura em criar o Parque Rio Bonito do Tatuquara.

“É um orgulho ter um prefeito que pensa no meio ambiente, que é o que nós estamos vendo hoje: integração. Trazer as famílias e crianças para participar neste parque, que representa uma acupuntura urbana. O que antes era um passivo, agora foi transformado e traz qualidade de vida para as pessoas que moram aqui”, avaliou.

Pistas de caminhada iluminadas

O Parque Rio Bonito do Tatuquara conta com pistas para caminhada e ciclovia. O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Os investimentos da Prefeitura foram de R$ 5,3 milhões na construção do novo parque.

O espaço recebeu um sistema de iluminação em LED, moderno e sustentável. Foram investidos R$ 101 mil na instalação de 16 postes circulares de concreto e 64 luminárias LED para iluminação geral da área. Já nas quadras, canchas e no campo foram instalados dez postes com cruzeta e projetores LED.  O serviço foi coordenado pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Curitiba, capital da sustentabilidade

Para a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, um dos motivos de Curitiba ser a Capital da Sustentabilidade é o fato de contar com 48 parques para o lazer da população.


“É uma felicidade muito grande entregar este novo parque, que vai permitir à comunidade realizar várias atividades de lazer e recreação. Plantamos aqui 330 mudas de árvores para marcar os 330 anos de Curitiba. Nós pedimos para que a população aproveite muito o nosso novo parque e seja nossa parceria para ajudar a zelar dessa nova área de lazer”, disse a secretária.


Plantio da arvore 373 mil

Além da inauguração, o evento marcou o plantio de uma muda de araucária pelo prefeito Rafael Greca e o vice Eduardo Pimentel: a árvore de número 373 mil dentro do projeto 100 Mil Árvores por ano da Prefeitura de Curitiba, programa que ajuda a capital a se manter como uma das mais verdes do mundo. 

Unindo o útil ao agradável

Moradora no bairro Campo de Santana, Patrícia de Souza Gonçalves não perdeu tempo e trouxe a filha Valentina para conhecer a nova área de lazer.

“Ficou excelente. Este espaço será muito útil para nós. Além do passeio, já aproveitamos para tomar as vacinas contra a gripe e covid”, comemorou.

Pâmela Graziele da Silva também trouxe o filho Enzo, de 7 anos, para conhecer o novo parque. “Ficou uma lindeza! Estava faltando uma área de lazer para esta região. Vai ser muito bem usada, com certeza”, disse.

O casal Valdenir e Cleonilda Catione, que também mora no Campo de Santana, estava radiante com a novidade.

“Para nós que gostamos de sair caminhar todos os dias é uma maravilha. E ainda tem a academia ao ar livre e dá para trazer o neto para brincar. Melhor do que isso não tem”, avaliou Valdenir.


Presenças

Participaram também do evento os secretários Carlos Eduardo Pijak Jr. (Esporte, Lazer e Juventude), Beatriz Battistella (Saúde) e Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba); os vereadores Beto Moraes, Mauro Bobato, Zezinho do Sabará, Tânia Guerreiro, Herivelto Oliveira, Pier Petruzziello, Toninho da Farmácia e Tico Kuzma; o superintendente de Obras e Serviços da SMMA, Jean Brasil; o diretor do Departamento de Parques e Praças da SMMA, Giovando Amorim Romanine; o administrador regional Marcelo Ferraz César, além de líderes comunitários, chefes de núcleos regionais e demais convidados.

Em alta