Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Rumo aos Jogos de Paris

Em Curitiba, Lei Municipal de Incentivo ao Esporte apoia a jornada olímpica de Bárbara Domingos

Vaga nas Olimpíadas pela atleta curitibana Bárbara Domingos, de 23 anos, representa a importância do investimento no esporte, feito pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Curitiba, 13/09/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

Com políticas públicas e de incentivo, a Prefeitura busca tornar Curitiba cada vez mais uma cidade referência em esporte e a conquista de uma vaga na Olimpíada de Paris 2024 pela atleta curitibana Bárbara Domingos, a Babi, de 23 anos, é um importante passo para essa meta.

Bárbara, a técnica Márcia Naves, a auxiliar técnica Kareen Priscilla Bandeira Cunha e o Clube Agir Ginástica Rítmica, do qual fazem parte, são beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte. O programa prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que são encaminhados para atletas, paratletas, profissionais de Educação Física no segmento Educação e entidades de diversas modalidades esportivas.

“A Lei de Incentivo está tendo um efeito positivo, porque vários atletas curitibanos estão dando bons resultados”, comenta Bárbara.

A ginasta se esforçou desde muito cedo para chegar aos Jogos de Paris. Ela começou em um projeto municipal: com 5 anos de idade, praticava ginástica artística no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, onde foi descoberta pelo Clube Agir.

Equipe valorizada

O Clube Agir, associação de ginástica rítmica sem fins lucrativos da qual Babi faz parte, é referência nacional na modalidade, vai da escolinha para iniciantes até os treinamentos de alto rendimento. Foi também um dos primeiros projetos esportivos a receber o incentivo municipal.

“O incentivo abrange desde projetos sociais até os de alto rendimento, então realmente fomenta o esporte em Curitiba”, elogia a técnica Márcia.

Para Márcia e Kareen, ambas profissionais da Educação Física especialistas em ginástica rítmica, o incentivo garante cursos e capacitações, viagens para competições e equipamentos. 

“Técnicos também têm despesas e com o incentivo conseguimos dar maior assistência aos atletas e nos manter atualizados no esporte”, comenta Kareen.

Curitiba em Paris

Bárbara e Márcia estão na expectativa para os Jogos Olímpicos que acontecerão em Paris no ano que vem, de 26 de julho a 11 de agosto. A atleta e classificou para a olimpíada no Mundial de Ginástica Rítmica, disputado em Valência, na Espanha.

“É a realização de um sonho e ser referência para as outras meninas do Agir e de Curitiba é incrível”, diz Bárbara.

Programa de Incentivo ao Esporte

O Programa de Incentivo ao Esporte de Curitiba conta com 621 projetos em execução, sendo 520 para pessoas físicas e 101 para pessoas jurídicas. De janeiro a agosto deste ano, R$ 2 milhões foram repassados e a previsão é dobrar o montante com os repasses de setembro e outubro.

“É uma grande satisfação saber que com o programa centenas de atletas e clubes podem manter a rotina de treinos e competições e promover competições, das pequenas às grandes. Estamos na expectativa de que mais beneficiários do programa se classifiquem para a Olimpíada e Paralimpíada de 2024”, diz o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, Guilherme Schlichta.

Próximo edital

As inscrições para o próximo edital do programa para atletas, paratletas, profissionais e entidades deverão ser aberta no fim de outubro. Além do incentivo, os atletas podem solicitar vale-academia e vale-transporte.

Toda a verba do programa é repasse do IPTU de incentivadores, que recebem redução de 66,6% no valor deste imposto. Seja um incentivador.

Em alta