No segundo dia do Smart City Expo Curitiba 2024, nesta quinta-feira (21/3), o artista Eduardo Kobra falou sobre como a arte urbana faz parte de uma cidade inteligente. “Quanto mais humanizado é um local, melhor para toda a população. A arte tem um poder de transformação”, afirma.
O Smart City Expo Curitiba 2024, que tem apoio da Prefeitura da capital e do Vale do Pinhão, está alinhado ao compromisso da cidade pelo zelo da inovação.
Eduardo Kobra contou como foi o percurso até se tornar um dos muralistas mais reconhecidos da atualidade. “A cidade era o lugar onde eu podia me expressar, o suporte para os temas que queria falar”, diz.
Nascido na periferia de São Paulo, hoje ele estampa murais em fachadas dos cinco continentes. Em Curitiba, trabalhou em um painel para um empreendimento em construção no Bigorrilho, em 2022.
O artista retrata mensagens de paz, tolerância e respeito aos povos nas artes que produz. “As pessoas se conscientizam através dos painéis, ajuda a criar uma responsabilidade coletiva”, explica.
Para ele, as expressões artísticas são antídotos para a melhoria dos espaços urbanos. “A arte é a revitalização de espaços e oportunidade de vida para talentos”, afirma o muralista.
Curitiba tem ações que tornam a arte mais próxima da cidade. Ferramenta online facilita os pedidos de licença para artes urbanas. Isso agiliza análise e aprovação, a partir da sanção da Lei 16.237/2023, assinada pelo prefeito Rafael Greca.