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Saúde 4.1

Em cinco meses, procura por teleatendimento para casos leves quase triplica na UPA Fazendinha, em Curitiba

Em cinco meses, procura por teleatendimento para casos leves quase triplica na UPA Fazendinha. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fazendinha atingiu, em novembro, 700 teleatendimentos por mês. Cinco meses depois da reabertura, a procura pelas cinco cabines ali instaladas quase triplicou – o aumento foi de 167%.

Reaberta em junho deste ano após reforma, foram realizados 262 teleatendimentos no primeiro mês de funcionamento. A UPA é a primeira a contar com a opção de videoconsulta médica para casos avaliados como leves.

“É mais um exemplo do conceito de Saúde 4.1 de que tanto falamos: a tecnologia acessível e que melhora a vida das pessoas”, reforça a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

No conceito de Saúde 4.1, o modelo de atendimento incorpora tecnologia às práticas dos profissionais para promover humanização, acessibilidade, agilidade, segurança e qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“À medida em que os pacientes experimentam a videoconsulta e percebem a facilidade e a resolutividade, eles tendem a procurar pelo serviço nas próximas vezes”, afirma o gerente da UPA Fazendinha, Bruno Henrique de Mello.

Todo usuário avaliado com quadro clínico leve na triagem tem a possibilidade de trocar a consulta presencial pelo teleatendimento. As cabines da UPA Fazendinha oferecem conexão direta com a Central Saúde Já Curitiba.

Muitas vezes, quando optam pela videoconsulta, os pacientes consideram o tempo de espera até a consulta presencial, que é priorizada para aquelas pessoas classificadas com sintomas moderados e graves (cores amarela, laranja e vermelha).

Atendimento aprovado

A dona de casa Adriana Maier May Pereira levou seu filho Davi, de 10 anos, com dores na garganta, para ser atendido na UPA Fazendinha. Após passar pela triagem e ser classificado como de “baixo risco”, eles optaram pelo atendimento presencial e se direcionaram à sala de espera.

Lá, Adriana viu uma mulher e uma criança serem encaminhadas para um local “diferente”. Ao perceber a agilidade e a movimentação, foi perguntar à usuária como havia sido o atendimento. Foi quando optou pela consulta nas cabines para não ficar parada “esperando na fila”.

Como já tinha o aplicativo Saúde Já Curitiba instalado no celular, com o perfil de Davi vinculado ao seu, ela foi rapidamente redirecionada à teleconsulta do filho. 

“Achei fantástico o atendimento”, elogia. “Num primeiro momento, achei que seria diferente (da consulta presencial), mas não foi. No final, eles encaminham a receita, os pedidos de exames e atestados direto no aplicativo”, conta a usuária.

Satisfeita com a assistência que Davi recebeu, assim que começaram os mesmos sintomas na filha mais velha, Adriana não pensou duas vezes antes de levá-la para o teleatendimento da UPA Fazendinha.

Quando foi a vez da própria Adriana precisar de atendimento, ela optou por ligar de casa diretamente à Central Saúde Já Curitiba pelo número 3350-9000. O médico ouviu os relatos e enviou a receita pelo aplicativo. Rápido e seguro.