Representantes da educação pública de Curitiba participam, nesta terça e quarta-feira (19 e 20 de setembro), em Brasília (DF), do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, um dos maiores eventos sobre o processo para alfabetizar crianças do país. Estão no encontro autoridades em educação e representantes de organizações civis, estados e municípios.
Com apoio do Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação), da ABC (Associação Bem Comum), do Instituto Natura e da Fundação Lemann, o seminário pretende mostrar como as parcerias com estados e municípios produzem resultados eficientes na alfabetização de crianças.
A programação inclui debates e trocas de conhecimentos entre especialistas, líderes educacionais e profissionais engajados na área da educação.
Os temas envolvem a estratégia nacional para a garantia da alfabetização de crianças, o papel do poder executivo e da escola, decisão política e cooperação entre estado e municípios, avaliações, formação de professores e políticas de responsabilização, entre outros.
Participam a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier.
“A expectativa é de direcionamento para a criação de estratégias com a diversidade de visões e experiência dos participantes, estratégias eficazes para o desenvolvimento de políticas educacionais de qualidade”, explicou Maria Sílvia.
A secretária destaca as estratégias da rede municipal para garantir educação de qualidade durante a pandemia da Covid-19, com a TV Escola Curitiba, e as ações para recomposição da aprendizagem após o isolamento, que incluem formação profissional e mediação presencial com crianças e estudantes.
Articulação nacional
Em julho, a secretária Maria Sílvia participou da instalação do Comitê Estratégico Nacional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no MEC. Por meio do Conselho Nacional de Secretários da Educação das Capitais (Consec), a secretária de Curitiba articulou a participação da capital do Paraná no comitê.
“Isso garante que as capitais tenham voz dentro desse comitê, o que é muito importante nos encaminhamentos após a adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, comentou Maria Sílvia.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi estabelecido pelo Decreto Nº 11.556, de 12 de junho de 2023 e visa garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental; além de recompor as aprendizagens daquelas afetadas pela pandemia.