No segundo dia da visita internacional para prospectar experiências que possam ser aproveitadas em Curitiba, neste domingo (2/6) o vice-prefeito Eduardo Pimentel conheceu os superblocks de Barcelona – conjunto de quadras fechadas como o Calçadão da Rua XV, mas com outras possibilidades urbanísticas. A cidade, que tem população semelhante à de Curitiba, fica no nordeste da Espanha.
Acompanhado por técnicos da Prefeitura barcelonense, Pimentel viu, na prática, as vantagens da proposta dos superblocks. “São grandes quadras que foram transformadas em centros com vegetação adensada para absorver a água da chuva e proporcionar uma sensação térmica confortável, mesmo em dias quentes como hoje”, disse. A percepção, segundo ele, é de que nessas vias a temperatura seja 2 a 3 graus menos que em outros locais da cidade. Na Europa, é primavera.
Para as pessoas
Fechadas ao trânsito regular, as grandes quadras arborizadas também são áreas de lazer e convivência. “Em um dia como hoje, encontramos muitas famílias, idosos e ciclistas no trajeto, que é uma interessante área de caminhada, lazer e esporte preservada do barulho do tráfego", contou Pimentel.
O vice-prefeito permanece em Barcelona até o dia 4/6, quando encerra a programação com uma reunião com a Comissão de Habitação local. No mesmo dia embarca para Milão, na Itália, onde manterá agendas nas áreas de urbanismo e segurança alimentar. O retorno a Curitiba acontece no sábado (dia 8/6). Também participam da missão internacional o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, e os vice-presidentes na Câmara, Tito Zeglin e Mauro Ignácio.