Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Smart City World Expo Congress

Em Barcelona, prefeito de Curitiba fala de mobilidade ativa e veículos elétricos

Prefeito Rafael Greca participa do Encontro de Prefeitos C40 no segundo dia do Smart City Expo World Congress 2023. Foto: Divulgação

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, participou do Encontro de Prefeitos C40, nesta quarta-feira (8/11), no segundo dia do Smart City Expo World Congress 2023, em Barcelona, na Espanha. O tema do encontro foi “como garantir apoio popular para medidas transformadoras que coloquem as pessoas antes dos carros."

Greca falou das ações implementadas na cidade que incentivam a mobilidade ativa e o transporte coletivo com veículos elétricos. Nesta quarta, Curitiba foi eleita em Barcelona a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, pelas políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligentes voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental.

Único prefeito de cidade brasileira presente ao encontro, Greca discutiu com os outros gestores estratégias de engajamento para a criação de zero emissão e políticas de cidades de 15 minutos (conceito urbano residencial no qual a maioria das necessidades diárias pode ser atendida a pé ou de bicicleta a partir das casas dos moradores).

Na prática

Na capital paranaense, a melhoria da infraestrutura de calçadas, com o programa Caminhar Melhor, e cicloviária, com o Plano Cicloviário de Curitiba, estimulam a mobilidade ativa. No caso das ciclovias, até o fim de 2024 Curitiba terá mais de 400 quilômetros de estrutura cicloviária espalhada pelos bairros.

Já as modernizações do Inter 2 e do BRT Leste-Oeste, que terão ônibus elétricos, são exemplos de projetos que reforçam a importância da redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) provenientes dos combustíveis fósseis. Os 70 primeiros modelos elétricos serão adquiridos por Curitiba até junho de 2024.

Além disso, Curitiba iniciou parcerias para testar em comodato veículos elétricos em sua frota da Guarda Municipal e em táxis, com a montadora Francesa Renault, e para a oferta de carregamento de bateria de veículos elétricos em estacionamento administrado pela Urbs (Smartpark São Francisco). O equipamento foi doado pela empresa britânica Rinno Energy. Na capital, para incentivar a aquisição e o uso, carros elétricos não pagam para estacionar em vagas do EstaR.

Além de Greca, participaram do encontro Giuseppe Sala, prefeito de Milão (Itália); Claudio Orrego, governador da Região Metropolitana de Santiago (Chile); Erion Veliaj, prefeito de Tirana (Albânia); Laia Bonet, vice-prefeita de Barcelona para a Agenda 2030, transição digital, esportes e coordenação territorial e metropolitana; Eugenio Patanè, conselheiro para Mobilidade e Transporte Sustentável de Roma (Itália); e Carlos Moreno, co-fundador e diretor científico da Chaire ETI – Panthéon da Universidade de Sorbonne (França).

Rede C40

A rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática) é um grupo que conecta prefeitos de quase 100 cidades no mundo, além de líderes de diversos setores da sociedade para discutir medidas urgentes e de grande impacto no enfrentamento da crise climática. A rede representa mais de 582 milhões de pessoas e reflete um quinto da economia global.

Os prefeitos das cidades C40 estão comprometidos em usar uma abordagem inclusiva, baseada na ciência, e colaborativa para reduzir sua parcela justa de emissões pela metade até 2030, ajudar o mundo a limitar o aquecimento global a 1,5°C e construir comunidades saudáveis, equitativas e resilientes.
 

Em alta