O estande da Prefeitura de Curitiba no Smart City Expo World Congress 2023 em Barcelona, na Espanha, ficou movimentado nesta quinta-feira (9/11), um dia depois de a capital paranaense ser eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo.
Logo cedo o prefeito Rafael Greca recebeu Marion Blondel, diretora Global de Desenvolvimento de Negócios da Engie, empresa vencedora da primeira PPP (Parceria Público-Privada) da Prefeitura de Curitiba e que agora é responsável pelos processos de modernização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública da capital.
Marion Blondel estava acompanhada de Marcus Cunha, diretor de Operações da Engie; Cristiano Carreira, especialista em Smart Cities Global; Louis-Frederic, diretor Global de Smart Cities; Aurelien Fattore, diretor Presidente da Siradel, empresa do Grupo Engie; e Raul Espinel, diretor Comercial da Siradel.
Aproximação
Foi uma reunião de aproximação. Rafael Greca falou sobre os projetos desenvolvidos em Curitiba que deram à cidade o prêmio de mais inteligente do mundo. Além disso, contou sobre a programação de Natal, que começa no dia 22 de novembro, com inúmeras atrações gratuitas para moradores e turistas.
"O Natal de Curitiba é um evento de prosperidade para a cidade, movimentando toda a economia criativa e o setor de turismo, gerando emprego e renda e espalhando o espírito de fraternidade entre as pessoas", destacou Greca.
Marion disse que o objetivo desse encontro com o prefeito era justamente conhecer melhor a cidade onde a empresa vai atuar durante 23 anos, conforme previsto em contrato. Ela afirmou que a Engie quer, inclusive, estar mais próxima de Curitiba e que vai estudar a possibilidade de ter um escritório na cidade.
Parceria
Curitiba deu início à inédita Parceria Público-Privada (PPP) com a Engie, empresa do setor de energia renovável, este ano. O acompanhamento e a fiscalização do serviço continuarão sendo feitos pelo poder público municipal, pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
"A concessão da iluminação pública para a Engie é um marco para Curitiba. Estamos confiantes de que essa parceria trará benefícios significativos para a população, com uma iluminação ainda mais moderna, eficiente e amigável ao meio ambiente. Com a PPP, buscamos oferecer uma cidade mais segura e confortável para todos”, disse Rafael Greca na época em que teve início a parceria.
Com valor de R$ 292 milhões, o contrato tem prazo de 23 anos para a execução de obras e prestação de serviços relacionados à modernização, melhoria da eficiência, expansão, operação e manutenção da rede municipal de iluminação.
Evento
Greca está em Barcelona participando do Smart City Expo World Congress 2023 acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone; do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello; do diretor do iCities, Beto Marcelino; do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; do secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; e do presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske.