O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, se reuniu nesta quinta-feira (9/11), em Barcelona, na Espanha, com outros seis representantes de cidades inteligentes. Ele foi um dos palestrantes na mesa-redonda “Cidades inteligentes ao redor do mundo”, durante o Smart City Expo World Congress deste ano. Durante sua explanação, Greca compartilhou iniciativas que garantiram a Curitiba o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023, na última quarta-feira (8/11). O prêmio, concedido pela Fira Barcelona, é considerado o mais importante do mundo de smart city.
Diante de autoridades de Doha (Catar), Mérida (México), Bogotá (Colômbia), Riad (Arábia Saudita), Nova Iorque (EUA) e Santiago del Estero (Argentina), o prefeito da cidade mais inteligente do mundo enfatizou a importância da inovação como processo social.
“A inovação só vale quando se transforma em processo social. A inovação deve ser para todos, para as crianças, para os idosos, para as mulheres, para os homens”, afirmou Greca.
Para ele, a inovação também é fundamental para a educação. “Aquilo que não se compartilha, se perde. Aquilo que não se dá, se perde”, segundo Greca. "E essa é a missão da capital paranaense e a luz que brilha em Curitiba", contou ele para os participantes do encontro e para a plateia.
Greca deu alguns exemplos de projetos que contribuíram para que Curitiba fosse eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo durante este Smart City Expo World Congress 2023.
O prefeito citou a Pirâmide Solar de Curitiba, primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro desativado da América Latina. Em seis meses de operação, a Pirâmide Solar, no bairro Caximba, gerou 2.048,985 MWh (megawatts/hora), resultando em uma economia de R$ 1,17 milhão aos cofres públicos municipais.
Ele mencionou, ainda, os Faróis do Saber, bibliotecas criadas por ele na primeira gestão como prefeito de Curitiba, entre 1993 e 1996. São bibliotecas que agora evoluíram e viraram os Faróis do Saber e Inovação, com impressoras 3D para criação de protótipos e com a orientação de professores da rede municipal, que têm formação continuada.
Evento
Greca está em Barcelona participando do Smart City Expo World Congress 2023 acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone; do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello; do diretor do iCities, Beto Marcelino; do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; do secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; e do presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske.