Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Agenda internacional

Em Barcelona, Greca diz que inovação só vale quando se transforma em processo social

Prefeito Rafael Greca participa da mesa redonda “Cidades inteligentes ao redor do mundo”, durante o Smart City Expo World Congress 2023. Foto: Divulgação

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, se reuniu nesta quinta-feira (9/11), em Barcelona, na Espanha, com outros seis representantes de cidades inteligentes. Ele foi um dos palestrantes na mesa-redonda “Cidades inteligentes ao redor do mundo”, durante o Smart City Expo World Congress deste ano. Durante sua explanação, Greca compartilhou iniciativas que garantiram a Curitiba o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023, na última quarta-feira (8/11). O prêmio, concedido pela Fira Barcelona, é considerado o mais importante do mundo de smart city.

Diante de autoridades de Doha (Catar), Mérida (México), Bogotá (Colômbia), Riad (Arábia Saudita), Nova Iorque (EUA) e Santiago del Estero (Argentina), o prefeito da cidade mais inteligente do mundo enfatizou a importância da inovação como processo social.

“A inovação só vale quando se transforma em processo social. A inovação deve ser para todos, para as crianças, para os idosos, para as mulheres, para os homens”, afirmou Greca.

Para ele, a inovação também é fundamental para a educação. “Aquilo que não se compartilha, se perde. Aquilo que não se dá, se perde”, segundo Greca. "E essa é a missão da capital paranaense e a luz que brilha em Curitiba", contou ele para os participantes do encontro e para a plateia.

Greca deu alguns exemplos de projetos que contribuíram para que Curitiba fosse eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo durante este Smart City Expo World Congress 2023.

O prefeito citou a Pirâmide Solar de Curitiba, primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro desativado da América Latina. Em seis meses de operação, a Pirâmide Solar, no bairro Caximba, gerou 2.048,985 MWh (megawatts/hora), resultando em uma economia de R$ 1,17 milhão aos cofres públicos municipais.

Ele mencionou, ainda, os Faróis do Saber, bibliotecas criadas por ele na primeira gestão como prefeito de Curitiba, entre 1993 e 1996. São bibliotecas que agora evoluíram e viraram os Faróis do Saber e Inovação, com impressoras 3D para criação de protótipos e com a orientação de professores da rede municipal, que têm formação continuada. 

Evento

Greca está em Barcelona participando do Smart City Expo World Congress 2023 acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone; do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello; do diretor do iCities, Beto Marcelino; do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; do secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; e do presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske.