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Transparência

Em audiência pública, IPMC demonstra gestão responsável dos recursos previdenciários

Audiência pública do IPMC transmitida pela internet. Curitiba, 29/05/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A governança do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), autarquia responsável pelo regime próprio de previdência social (RPPS) dos servidores, sua política de investimento e a avaliação atuarial relativa a 2022 foram os principais temas de audiência pública online, realizada nesta segunda-feira (29/5). A apresentação foi conduzida pelo presidente do Instituto, Ary Gil Piovesan. A audiência é realizada anualmente.

O presidente do IPMC destacou a importância da análise do custo de todos os benefícios do IPMC e da necessidade de recursos necessários.

“Levamos em conta não apenas os benefícios que estamos pagando atualmente, mas também os que ainda vamos pagar aos servidores que estão na ativa, incluindo os que recentemente ingressaram no quadro e, consequentemente, no sistema previdenciário municipal”, explicou Piovesan.

O atual custo de benefícios concedidos é de R$ 18,4 bilhões e o de benefícios a conceder é de R$ 10,9 bilhões anuais, segundo dados analisados por atuário relativo ao ano de 2022. A avaliação atuarial é o estudo técnico que leva em conta características biométricas, demográficas e econômicas. Os dados permitem estabelecer os recursos necessários aos pagamentos de benefícios – aposentadorias e pensões.

Ele ressaltou que os valores são elevados e os prazos são longos na área previdenciária. “Temos aposentados que têm mais de 100 anos”, exemplificou. Em 2022, o IPMC concedeu 567 aposentadorias e 164 pensões.

 

Em busca de excelência

O presidente do IPMC falou ainda da importância da renovação da certificação do Pró-Gestão RPPS, o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência (SPrev). “Este é um processo criterioso que avalia se o RPPS tem boa governança”, explicou.

Ary Gil observou ainda que, atualmente, os mesmos critérios do Pró-Gestão RPPS são aplicados pelo Tribunal de Contas do Estado. “Ante o TCE, na área de previdência, o IPMC obteve a maior nota entre todos os institutos do Paraná”, comemora.

Pense nisso

Durante a audiência, o presidente também apontou algumas das iniciativas conduzidas em 2022. Ele citou a importância da oferta do agendamento online para os que necessitam de atendimento, ante o grande volume de atendimentos por telefone. Em 2022 houve 36 mil atendimentos por telefone, além dos mais 3.700 atendimentos marcados pela Agenda online.

Também apontou as atividades de educação previdenciária dedicadas aos servidores da ativa. Em sua avaliação, cada um dos servidores deve buscar cada vez mais informações sobre seu futuro no momento da aposentadoria.

“O tema previdência deve ser pensado e absorvido individualmente ao longo do tempo”, disse, ao lembrar ainda da previdência complementar da CuritibaPrev – Aprev do Servidor, que também integra o sistema previdenciário. Ele destacou também que as informações ficam sempre disponíveis na aba Transparência do site do IPMC  A recomendação aos que tiverem dúvidas é para que procurem o IPMC.

Além da central telefônica pelo número (41)3350-3660, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, os interessados podem buscar o serviço Fale Conosco ou a Ouvidoria.

Veja ou reveja

As audiências públicas de 2022 e de 2021 podem ser conferidas pelo site do IPMC.

 

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