Para facilitar a realização de testes de HIV, preservando a identidade das pessoas, Curitiba tem oferecido a opção dos autotestes, que podem ser enviados pelos correios ou retirados no armário digital, instalado no bloco estadual da Rodoferroviária. Em 2023, no período de janeiro até 22 de novembro, foram enviados 863 autotestes por correio e 160 foram retirados no armário digital.
A estratégia faz parte do projeto A Hora é Agora, disponível em Curitiba desde 2014, e que tem o objetivo de ampliar o acesso à testagem e diagnóstico precoce do HIV.
“O objetivo é fazer o diagnóstico para iniciar o tratamento o quanto antes, para benefício da pessoa e também para evitar a transmissão”, explica a coordenadora municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Liza Bueno Rosso.
Projeto
O projeto “A Hora é Agora” é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
São disponibilizados autotestes para a detecção do HIV de maneira simples, sem a necessidade de identificação do cidadão. Essa oferta busca promover uma testagem mais acessível, fortalecendo os esforços contínuos de Curitiba no enfrentamento dos desafios relacionados a doenças sexualmente transmissíveis.
Como solicitar o autoteste
Para solicitar o autoteste, é preciso acessar a plataforma virtual em www.ahoraeagora.org e preencher um questionário, sem a necessidade de se identificar.
O projeto oferece diferentes formas de entrega:
Envio pelos Correios: a pessoa recebe o autoteste em qualquer local desejado, em uma caixa discreta, entregue pelos correios.
Armário Digital: o autoteste pode ser retirado nos armários digitais instalados no Bloco Estadual da Rodoferroviária (Av. Presidente Affonso Camargo, 530 - Cristo Rei), utilizando um código secreto que será enviado à pessoa após preencher o formulário disponível no site.
Unidade de Saúde: O teste é solicitado no site e a retirada é feita em uma das quatro unidades de saúde de referência do projeto. Veja os endereços.
São oferecidos dois tipos de testes: punção digital e de fluido oral, com resultado em cerca de 20 minutos. Em caso de resultado reagente, é preciso buscar uma unidade de saúde para refazer o teste e, caso seja confirmado o resultado positivo, iniciar imediatamente o tratamento.
Unidades de Saúdes para retirar o autoteste:
Centro de Orientação e Aconselhamento (COA)
Rua do Rosário, 144, 6° andar - Centro
Segunda a Sexta - 7h às 18h
Unidade de Saúde Monteiro Lobato
Rua Olivio José Rosseti, 53 - Tatuquara
Segunda a Sexta - 7h às 19h
Unidade de Saúde Caximba
Rua Estrada Delegado Bruno de Almeida, 788 - Tatuquara
Segunda a Sexta - 7h30 às 17h
Unidade de Saúde Salgado Filho
Rua Senador Salgado Filho, 5265 - Uberaba
Segunda a Sexta - 7h às 19h