Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ano letivo

Em 2023, aulas na rede municipal de Curitiba começam dia 14 de fevereiro

Em 2023, aulas na rede municipal começam dia 14 de fevereiro. Foto: Jaelson Lucas/SMCS (arquivo)

O ano letivo de 2023 começa no dia 14 de fevereiro para as 140 mil crianças e estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Curitiba. Este ano, as aulas seguem até esta terça-feira, 20 de dezembro. Desde o início deste ano, as aulas estão no formato de ensino 100% presencial.

Com a pandemia da covid-19, as aulas em 2021 foram no formato híbrido ao longo do segundo semestre. Em 2020 e primeiro semestre de 2021, o formato foi remoto, pela TV Escola Curitiba, que segue no ar com conteúdos diferenciados.

Para garantir o ensino de qualidade no pós-pandemia, a Secretaria Municipal da Educação preparou os Cadernos Pedagógicos de Unidades Curriculares de Transição e instituiu o Programa de Recomposição das Aprendizagens dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (Praer), que traz diferentes encaminhamentos para o ensino da língua portuguesa e da matemática. O Praer seguirá em 2023.

 

“O Praer é fruto de análises para uma intervenção mais precisa, na hora certa, com mediação 100% presencial”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

 

 

O Programa de Recomposição das Aprendizagens tem como base a formação dos profissionais da área e integra o Plano de Ações Pedagógicas de cunho emergencial no contexto pandêmico e pós-pandêmico. O cronograma traz uma proposta de formação continuada de professores e complementa as ações de retomada de conteúdos do currículo para os estudantes do Ensino Fundamental.

“A pandemia exigiu diferentes modelos de organização nas escolas, para preservar a saúde das crianças e estudantes, assim como dos familiares e comunidade. Fizemos a entrega dos kits de alimentação escolar e a TV Escola Curitiba levou os conteúdos do currículo de maneira remota às casas das famílias. Essas novidades exigiram muitas mudanças e adaptações para todos nós”, lembrou Maria Sílvia.

Confira aqui o calendário do próximo ano para escolas, CMEIs, escolas especiais e CMAEEs.