O prefeito Rafael Greca destacou nesta quinta-feira (11/5) aos participantes do Workshop Modelos de Negócio para Eletromobilidade, a importância dos novos sistemas sustentáveis de transporte público para o desenvolvimento pleno das cidades. O encontro foi na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
“Nós vemos com muita esperança a eletromobilidade porque as cidades precisam também de transporte elétrico para garantir direito ao futuro. A função urbana, em todos os níveis de desenvolvimento, depende, essencialmente, dos novos modelos sustentáveis e não, exclusivamente, dos sistemas megarrodoviários do transporte”, disse Greca.
Organizado pela Prefeitura de Curitiba, em parceria com as organizações WRI Brasil e C40 Cities, o seminário reuniu em dois dias representantes do Ministério das Cidades e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), de organismos financiadores internacionais, do terceiro setor, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e integrantes das administrações públicas estadual e municipal.
Parcerias estratégicas
O fórum tratou de consolidar estratégias e integrar ações para a descarbonização das frotas de transporte coletivo, como parte das metas definidas no Plano de Ação Climática (PlanClima) e no plano de governo do município.
“Avançamos na definição de um modelo sustentável e eficiente dos serviços de mobilidade urbana de Curitiba. A partir disso, seguimos com os testes, o alinhamento de parcerias estratégias com representantes de toda cadeia produtiva de transporte e mobilidade, no Brasil e no exterior, para melhorar e qualificar o serviço ao cidadão curitibano”, disse o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
Modelos sustentáveis
Curitiba avalia, atualmente, três diferentes modelos de negócio de eletromobilidade: contratação única para veículos, energia, operação e manutenção; de dois componentes, com um contrato para veículos e energia e outro para a manutenção e operação; e um terceiro modelo com três componentes, sendo separados os contratos de fornecimento de veículos, infraestrutura de energia e outro para a operação e manutenção.
Nesta semana, o BNDS confirmou parceria com o município na modelagem da nova concessão dos serviços de Mobilidade e Transporte prevista para 2025, em Curitiba. Em reunião no Ippuc, a gerente de Projetos do BNDES, Fernanda Cotta, destacou a prioridade do projeto de eletromobilidade da capital paranaense.
“Vamos incluir nas análises o programa de sustentabilidade e eletromobilidade de Curitiba na montagem de um modelo viável, de atração e capaz de mobilizar a indústria nacional para captar players do mercado. Com isso, nossa meta, após essa fase inicial, é chegar a um leilão de concessão”, disse.
Estudo detalhado
Para os encaminhamentos do case de Curitiba em mobilidade e eletromobilidade sustentável, ao BNDES e a outros organismos financiadores, o processo envolve etapas de estudo, diagnóstico detalhado da RIT, apresentação de cenários para estruturação do transporte e a formatação do modelo. O projeto considera ainda as metas de descarbonização definidas no Plano de Ação Climática de Curitiba (PlanClima)
Ontem, durante o encontro, Felipe Ramirez, diretor de Mobilidade Urbana Global do WRI, destacou o potencial indutor e inovador de Curitiba para desenvolver e compartilhar novos programas de mobilidade urbana, sustentável e eletromobilidade, ao Brasil e ao mundo.
“Curitiba sempre se destacou no mundo como referência em transporte público. Nós olhamos com grande atenção e vamos avançar para construir um modelo ideal, viável, atrativo e consistente para atrair fabricantes, financiadores e operadores, para atender a cidade e todos os projetos de mobilidade e eletromobilidade, com qualidade e agilidade, na assistência aos cidadãos (ãs)”
Hub de inovação
O presidente executivo da CWBUS – instituição que representa no Brasil as operadoras como Hub de Inovação de Transporte, Luiz Alberto Lenz Cézar, destacou a importância do compartilhamento de ideias e a construção de projetos inovadores para ampliar e qualificar a rede de atendimento das empresas de transporte à sociedade.
“Com o foco da inovação, nós vemos que a eletrificação do transporte não tem volta e, como há complexidade do modelo do veículo e da infraestrutura para implantação, evidentemente nós precisamos de debates inteligentes e com profundidade, como esse do workshop, para olhar toda a composição do sistema de transporte”, disse.
Novos ônibus
Nesta mesma semana, o prefeito Rafael Greca confirmou a compra dos primeiros 70 ônibus elétricos de Curitiba, com investimentos de R$ 200 milhões. Os ônibus devem começar a rodar na capital, entre maio e junho de 2024. O anúncio foi feito por Greca no primeiro dia do Workshop Modelos de Negócio para Eletromobilidade.
Participaram o presidente da Cohab, José Lupion Neto, e a assessora de Investimentos do Ippuc, Ana Jayme.
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