O Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH) elegeu, nesta terça-feira (12/11), no auditório da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura, as dez organizações da sociedade civil (OSC) que comporão a entidade no biênio 2025-2026. A posse está marcada para 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Foram eleitas: Ação Social Irmandade sem Fronteiras, Aliança Nacional LGBTI, Cáritas - Arquidiocese de Curitiba, Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba – Órgão da Execução Penal, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (Cress), Grupo Dignidade, Liga Brasileira de Lésbicas e Mulheres Bissexuais, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR) e Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu).
Cada uma indicará dois representantes (um titular e um suplente), com direito a voz e voto sobre as matérias que também serão apreciadas pelos 10 representantes de órgãos da administração pública a serem indicados.
Das 15 OSC que tiveram as candidaturas homologadas pela Comissão Eleitoral do CMDH, quatro desistiram de concorrer. Foram elas: Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh), Associação Franciscana de Educação ao Cidadão, Centro Paranaense da Cidadania – Cidadania e Qualidade de Vida e Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX).