Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dia da Inovação

Educação tem faróis com impressoras 3D e espaços maker para todos

Projeto das crianças do CMEI Ivonete Rosa no Farol do Saber e Inovação Movél. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O conceito da inovação permeia todo o trabalho na rede municipal de ensino curitibana. Dos Faróis do Saber e Inovação e Faróis Móveis a ações formativas para os profissionais da área, inovar é uma lição presente no dia a dia. Além dos estudantes, a comunidade pode usar, gratuitamente, toda a estrutura dos faróis.

“Nossa cidade é educadora e inovadora. A inovação só acontece quando se transforma num processo social, como ocorre na educação. A inovação tem que estar na cabeça das pessoas”, destaca  o prefeito Rafael Greca.

Curitiba tem 33 Faróis do Saber e Inovação, nas dez regionais, com oficinas de criatividade, os chamados espaços maker. Antes estruturas com livros e acesso gratuito à internet, o novo projeto é uma evolução dos Faróis do Saber, criados na década de 1990. 

O objetivo agora é oferecer, de maneira gratuita a toda comunidade, espaços de inovação baseados no conceito da educação maker. Os novos espaços ficam no mezanino dos faróis e oferecem impressoras 3D para criação de protótipos, com a orientação de professores da rede municipal que passam por formação continuada para trabalhar com esses conhecimentos.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o movimento maker, o faça você mesmo, fortalece competências em informação, mídia, tecnologia, entre outras. Esse movimento nasceu nos centros de tecnologias do Vale do Silício, nos Estados Unidos, e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

“Esta geração dos nossos estudantes vem revelar como deve ser a escola do século 21. Quando colocamos ferramentas à disposição eles nos apontam o que é de seu interesse, como podem resolver problemas da comunidade, se superando e fortalecendo, a partir da educação, toda a comunidade”, resume a secretária.

Além disso, as escolas estão equipadas para oferecer uma educação inovadora. As unidades estão recebendo, desde o início deste mês, R$ 7,5 milhões em equipamentos tecnológicos para as atividades pedagógicas nos Faróis, projetos de Robótica Alta Performance, Jornalistas Mirins e Rádio Escola.

São microcomputadores, notebooks, impressoras multifuncionais, tablets, projetores, caixas de som, óculos de realidade virtual, telefones celulares, cortadoras laser, ring lights, headphones, pilhas, webcams, cabos, pen drives, mochilas e kits de robótica.

Os equipamentos fazem parte da renovação do parque de máquinas da Educação, além de trazerem novas possibilidades e novos recursos para o uso pedagógico.

Em alta