Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Fórum de Gestores

Educação reúne diretores para organização da volta às aulas nas escolas municipais de Curitiba

Secretaria da Educação reúne diretores e gestores para tratar dos preparativos do ano letivo. Curitiba, 07/02/2024. Foto: Luiz Costa/ SME.

A Secretaria Municipal da Educação reúne, nesta quarta (7/2) e quinta-feira (8/2), os diretores e vice-diretores das 185 escolas municipais de Curitiba para a primeira reunião de trabalho do ano.

O Fórum de Gestores, realizado em um espaço de eventos em Colombo, marca o início das atividades do ano letivo de 2024, que incluem a preparação da infraestrutura das unidades educacionais para o retorno das aulas, formações profissionais, chamamentos de profissionais e Semana de Estudos Pedagógicos. O ano letivo começa no dia 20 de fevereiro para 140 mil crianças e estudantes e 17 mil profissionais da Educação.

“Acredito profundamente no poder transformador da Educação. Este momento é um convite à reflexão, ao diálogo, para que possamos oferecer sempre o melhor a nossas crianças e estudantes”, disse a secretária Maria Sílvia Bacila.

O Fórum de Gestores foi implementado no ano de 2017 como uma proposta de formação permanente. Durante os debates são abordados vários temas, como balanço do ano anterior, investimentos, segurança nas escolas, futuras entregas da rede municipal de ensino e metas para 2024, além de dinâmicas entre os participantes. Na manhã desta quarta-feira (7/2) foi apresentada a plataforma Planeja, uma ferramenta de gestão para as unidades educacionais.

“É muito boa nossa expectativa para o início do ano letivo”, comentou o diretor da Escola Municipal CEI Expedicionário, Adriano Borecki. A unidade, localizada no bairro Novo Mundo, tem cerca de 230 estudantes matriculados e oferta o integral.

Referencial de alfabetização

Um dos destaques do encontro nesta quarta-feira foi o Referencial de Alfabetização, lançado no ano passado. O material, elaborado pelas equipes técnicas da Educação, embasa teoricamente as práticas educativas e aprofunda o trabalho com a alfabetização, orientando as práticas escolares.

“O documento detalha os processos de alfabetização na rede municipal de ensino de Curitiba, desde a organização das atividades de rotina da sala de aula até as relações de ensino-aprendizagem, esmiuçando o trabalho com a leitura, a escrita, a compreensão e a interpretação de textos, a produção de textos e outros, englobando a fundamentação teórica e exemplos práticos”, explicou a secretária.

Presenças

Participam também destes dois dias de Fórum a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich; chefes dos dez Núcleos Regionais da Educação e diretores e coordenadores de Departamento da Secretaria da Educação.

Em alta