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BALANÇO 8 ANOS

Educação pública municipal tem ampliação do integral e mais 12 mil vagas em creches

Prefeito Rafael Greca inaugura o CMEI Sueli Seixas, no Tatuquara. Curitiba, 16/05/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Nos últimos oito anos, a Educação em Curitiba passou por uma revolução, com a criação dos Faróis do Saber e Inovação e dos Faróis Móveis, conquista de premiações internacionais, renovação do parque tecnológico e do mobiliário das escolas, entrega de tablets para professores e de 12 quadras cobertas para os estudantes, aulas de seis línguas estrangeiras, além do aumento de 12 mil vagas em creches e ampliação do atendimento em tempo integral para todas as unidades.

A rede de ensino curitibana encerra 2024 com um cenário totalmente diferente do encontrado há oito anos, quando os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) “inaugurados” pela gestão anterior estavam vazios e não podiam receber crianças, pois não tinham móveis nem profissionais. Na época, menos da metade das escolas municipais oferecia educação integral.

Nas duas gestões do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, o pedagógico, a inovação, formação profissional e infraestrutura receberam pesados investimentos. Nesse período, o orçamento da área subiu de R$ 1,5 bilhão para R$ 2,4 bilhões.

Em oito anos, 34 CMEIs foram colocados em funcionamento, totalizando 239 na rede. Também foram contratados 92 Centros de Educação Infantil (CEIs), o que possibilitou a geração de número recorde de vagas na Educação Infantil. Em 2019, foi lançado o Cadastro Online, sistema para solicitação de vagas em creches, que antes não era informatizado.

Fortalecimento do ensino integral

Em relação ao atendimento em tempo integral, atualmente todas as escolas da rede têm essa oferta em pelo menos uma turma. Houve, ainda, a entrega de seis Unidades de Educação Integral (UEIs), reformas nas UEIs existentes e da inauguração, em 2024, das escolas municipais Zélia Milléo Pavão (Seminário) e Metry Bacila (Santa Cândida), ambas com turmas integrais. Também se destaca a entrega da Escola Municipal Irmãos Rebouças, que abrigou os estudantes da antiga Escola Vila Torres. Pelo projeto, o espaço também vai abrir um novo CMEI e mais um Farol do Saber e Inovação.

“Nossa Curitiba é inteligente, inovadora e educadora. Os resultados e todo o reconhecimento internacional nos mostram que acertamos o caminho, preparando os curitibinhas para os empregos do futuro”, analisa o prefeito Rafael Greca.

A comunidade está animada com as conquistas. Eliane da Silva Gertrudes mora há seis anos no bairro Santa Cândida e decidiu transferir a filha para a nova escola Metry Bacila.

“Ela estudou muito tempo na Escola Augusto César Sandino, mas esta nova unidade é ao lado de casa e ficou linda”, disse Eliane.

Para a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, os indicadores educacionais são reflexos do intenso trabalho desenvolvido na rede. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) subiu de 6.0 para 6.3, a capital do Paraná tem a menor distorção idade/série entre as capitais (2,3%) e evasão escolar zero.

“Mesmo durante a pandemia, que exigiu o isolamento por um grande período, mantivemos educação de qualidade ao alcance de todos com a TV Escola Curitiba, inclusive entregando mais de 1,2 milhão de kits de alimentação escolar”, lembra a secretária.

Inovação desde o berçário

Ações inovadoras, mãos na massa e aprendizagem criativa deram o tom dentro das salas de aula.

Os Faróis do Saber, criados na década de 1990 durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca, foram transformados em “espaços makers”, inaugurando a era dos Faróis do Saber e Inovação, equipados com impressoras 3D, óculos de realidade virtual, entre outros itens. O sucesso do projeto inspirou a criação dos Faróis Móveis, um carrinho em forma de farol que pode circular pelas diversas salas das unidades com impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado.

Lorenzo César de Jesus, do CMEI Estrela (Fazendinha), é fã de dinossauros e quis colocar a mão na massa para aprender mais sobre como eles viviam. “É muito divertido, adoro olhar as coisas nessa lente que deixa tudo grande”, conta o menino, referindo-se ao microscópio.

Curitiba toda é uma sala de aula

Outro destaque da rede em oito anos foi o programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba em uma imensa sala de aula. Práticas de exploração e conhecimento da cidade são feitas em aulas de campo nos museus, Faróis do Saber e Inovação, parques e praças. O Linhas do Conhecimento atende toda a rede e já envolveu 371,3 mil crianças e estudantes e 38,8 mil professores.

Formação de professores

Na formação continuada dos profissionais, a distinção foi para o programa Veredas Formativas, o carro-chefe da Educação nessa área. O programa foi um dos três vencedores do Prêmio Unesco Hamdan para o Desenvolvimento de Professores, entregue em Paris (França), em outubro de 2024.

O Veredas oferece aos 17 mil profissionais da rede municipal de ensino curitibana uma ampla gama de oportunidades de desenvolvimento profissional, onde cada professor escolhe os cursos dos quais quer participar. Desde seminários e workshops a atividades culturais, os educadores podem personalizar os seus percursos de aprendizagem.

Educação inclusiva

Os curitibanos passaram a contar com Centros de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) nas dez regionais, mais uma escola de Educação Especial, localizada na Avenida Souza Naves, e com Centros específicos para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Altas Habilidades.

Escolas especiais, classes especiais, salas de recursos multifuncionais, salas de recursos de aprendizagem, CMAEEs nas dez regionais equipados e com profissionais qualificados, transporte especial, formações continuadas para os professores, ações pedagógicas específicas. Tudo isso faz parte da estrutura de atendimento a crianças e estudantes com deficiências e transtornos diversos.

Atualmente, são 11 mil beneficiados com algum tipo de atendimento na rede pública municipal. O número dobrou desde o início da atual gestão. São 15 modalidades de atendimento para estudantes em processo de inclusão, o que inclui crianças com TEA, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, síndrome de Down, comprometimento motor, além de atendimento hospitalar.

Em 2024, foi entregue também o laboratório do Centro de Atendimento Educacional Especializado Prof. Maria Malty, para capacitação de professores no atendimento de crianças em processo de inclusão.

Fundo Rotativo

Em oito anos, os valores destinados às unidades educacionais pelo Programa Fundo Rotativo somaram R$ 139.443.975,06.

O dinheiro é utilizado para pagamento de serviços de manutenção – como troca de vidros, telhas ou desentupimentos - e compras de materiais para o dia a dia - produtos de limpeza, materiais didáticos, esportivos e itens de escritório.

Os valores destinados a cada unidade dependem do tamanho e do número de estudantes.

Salário maior

Em 2022, a Prefeitura de Curitiba aumentou o piso salarial dos professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino.

O salário de professores de educação infantil com ensino médio (magistério 40 horas) subiu de R$ 2.792,21 para R$ 3.845,63.

Cidade Educadora

Em maio de 2024, a capital do Paraná sediou o Congresso Internacional das Cidades Educadoras. Foi a primeira vez que a capital do Estado recebeu o evento.

Línguas estrangeiras

O Programa Curitibinhas Poliglotas, lançado em 2019, promove práticas de Língua Estrangeira em tempo ampliado. São 14,5 mil estudantes beneficiados. Há seis opções de idiomas: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e japonês.

Mama Nenê

Mais de nove mil bebês e crianças foram beneficiados pelo programa Mama Nenê, que incentiva o aleitamento materno. São espaços de amamentação e lactários disponíveis em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e equipamentos públicos como Ruas da Cidadania, além dos Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados.

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