Desde abril de 2020, quando teve início o atendimento com ensino remoto pela TV Escola Curitiba, devido à pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal da Educação já preparou e entregou 2,5 milhões de kits pedagógicos às 140 mil crianças e estudantes.
Os kits, que são compostos de diversas atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores das unidades a partir das videoaulas, são retirados quinzenalmente nas unidades pelas famílias.
Todas as crianças e estudantes recebem kits pedagógicos, tanto as que estão no formato híbrido como no remoto, pois os kits são compostos por atividades relacionadas aos conteúdos das aulas.
“A cada duas semanas, o estudante recebe suas atividades e devolve na unidade aquilo que já fez, no momento da retirada do próximo kit, e assim os professores acompanham cada um”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
As videoaulas são produzidas pelas equipes técnicas pedagógicas da secretaria. O conteúdo faz parte do currículo da rede municipal de ensino de Curitiba e é desenvolvido para as crianças da pré-escola e os estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e educação especial.
Como assistir?
Para o público do pré, 1º ao 5º ano e EJA fase I, a TV Escola Curitiba vai ao ar na tevê aberta, nos canais 4.2 (Rede Massa), 9.2 (Paraná Turismo) e no YouTube.
O canal tem 159 mil inscritos e registra 47,5 milhões de visualizações.
Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o material do currículo regular é produzido e disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná (Aula Paraná, nos canais 7.2, 7.3 e 7.4). Já o material exclusivo da TV Escola Curitiba para esse público está no YouTube e na TV Evangelizar (canal 16.4).
Cadernos de Transição
Para auxiliar no dia a dia, os profissionais da rede contam com os Cadernos Pedagógicos de Unidades Curriculares de Transição, um material próprio da SME, elaborado pelas equipes técnicas do Departamento de Ensino Fundamental com base na produção do ano letivo de 2020.
“Mapeamos a aprendizagem das crianças ao longo de 2020 e elaboramos um grande material para este ano, fruto de um trabalho minucioso. São 22 volumes de todas as áreas do conhecimento do Ensino Fundamental”, esclarece a secretária.
“Esses cadernos subsidiam o trabalho do professor em sala de aula. Claro que cada um vai trabalhar os conteúdos conforme a necessidade de seus estudantes”, completa Maria Sílvia.
Veja a grade semanal deste ano na rede municipal:
Segunda-feira: Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física
Terça-feira: História, Arte, Direitos Humanos e Família ou Linhas do Conhecimento
Quarta-feira: Ensino Religioso, Geografia, Práticas da Educação Integral
Quinta-feira: Língua Portuguesa, Ciências, Educação Física
Sexta-feira: Matemática, Língua Portuguesa, Robótica
Sábado: Matemática (Adequação Pedagógica), Língua Portuguesa (Adequação Pedagógica) e Literatura