A Educação ganhou novos sistemas para gerenciamento de informações da alimentação escolar, sistema de avaliação e transporte especial, desenvolvidos ao longo deste ano pelo ICI sob a coordenação da Superintendência de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria da Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação.
A apresentação das novas plataformas, que são uma evolução dos sistemas já existentes, foi realizada na manhã desta segunda-feira (9/12), na sede do ICI. O sistema do transporte escolar já estará disponível para as famílias esta semana no Guia de Serviços da Prefeitura de Curitiba. As outras duas por enquanto estão atualizadas para uso interno e administrativo das equipes da Educação.
“O gerenciamento dos fluxos da alimentação, transportes especial e avaliações será mais eficaz e prático, o que beneficia também professores e estudantes”, pontuou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
O presidente do ICI, Alexandre Gedanke, destacou a importância do trabalho conjunto entre as equipes da Educação e de TI. “Com isso desenvolvemos um grande trabalho que traz benefícios às crianças da rede municipal de ensino”, comentou Alexandre.
Os novos produtos
Em relação ao sistema de controle de refeições, o sistema ajuda a gerir as demandas nutricionais dos estudantes da rede durante o período de permanência nas escolas e CMEIs, bem como planejar, supervisionar, aferir, classificar e monitorar – quantitativa e qualitativamente – o custeio, preparo e fornecimento de gêneros alimentícios das empresas subsidiárias e, desse modo, fornecer informações gerenciais e subsídios à secretaria para tomadas de decisão. A rede serve, diariamente, cerca de 300 mil refeições (crianças e estudantes recebem de uma a cinco refeições por dia, de acordo com a modalidade de atendimento).
Já o Sistema de Transporte para Educação Especial (Sites) atende 2.398 estudantes, em todas as regionais de Curitiba. É o serviço de transporte urbano às crianças e estudantes com deficiência, matriculados em escolas especiais municipais, estaduais e mantidas por entidades filantrópicas, situadas no limite urbano do município de Curitiba.
Atualmente, para utilizar o serviço os pais ou responsáveis pelo estudante devem preencher a ficha cadastral na gerência do Sites.
A partir do novo sistema, as famílias farão um cadastro com autenticação pelo e-Cidadão e serão encaminhadas para atendimento. A nova ferramenta contempla todos os dados cadastrais e permite chamada online, confecção de carteirinha, acompanhamento em tempo real das linhas, entre outras funcionalidades para melhor gestão do atendimento aos estudantes.
O terceiro sistema, que é a Avaliação Individual de Aprendizagem (Avalia), tem o intuito de automatizar as avaliações dos estudantes, colaborando na qualificação do processo avaliativo permitindo o preenchimento por todo o corpo docente, assim como mitigar as desconfigurações e erros, além de aprimorar o envio dos resultados às famílias.
Presenças
Também estiveram presentes o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich; a diretora do Departamento de Logística, Maria Cristina Brandalize; a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Liliamar Hoça; o gerente de Sistemas ICI, Vinícius Fagundes; e o coordenador dos Sistemas da Educação no ICI, Leonardo Carvalho.