O número de crianças e estudantes atendidos pelos programas e modalidades da Educação Especial da rede municipal de ensino curitibana passou de 33,6 mil para 44,5 mil, no periodo entre 2017 e 2020.
O levantamento, do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE) da Secretaria Municipal da Educação, inclui as crianças dos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs), das salas de recursos, classes especiais e de escolarização hospitalar (que beneficia estudantes internados para tratamentos).
Curitiba conta atualmente com 11 CMAEEs, com todas as regionais contempladas, e o Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA), inaugurado em setembro de 2019 na sede da Secretaria da Educação, no bairro Alto da Glória.
Uma das prioridades da Secretaria Municipal da Educação é trabalhar para que todos sejam atendidos em suas especificidades, incluindo no processo de escolarização, ações voltadas à promoção do desenvolvimento e à participação efetiva dos estudantes com deficiência.
Para isso, a Secretaria oferece 15 modalidades de atendimento diferenciado a estudantes em processo de inclusão, o que permite a cada estudante ser atendido com equidade, conforme suas necessidades.
On-line
Devido à pandemia do novo coronavírus, o atendimento a esse público passou a ser feito on-line no ano passado para aqueles que já realizavam o atendimento presencial nos CMAEEs, nas Salas de Recursos de Aprendizagem ou em Salas de Recursos Multifuncionais.
Leia mais