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Educação amplia ações pela alfabetização e equidade

Educação amplia ações pela alfabetização e equidade. Curitiba, 26/-5/2021. Foto: Luiz Costa/SMCS

 

A Secretaria Municipal da Educação está ampliando suas ações pela equidade na rede municipal de ensino de Curitiba. Nesta quarta-feira (26/05), foi lançado o programa Leia+, Liga pela Equidade, Igualdade e Alfabetizações.

Agora são cem unidades envolvidas, 50 escolas e 50 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Até o ano passado eram 46 escolas e 46 CMEIs.

O novo programa é fruto das ações desenvolvidas desde 2017 pelo Programa Transformando Realidades: Equidade na Educação. O Leia+ resulta do amadurecimento de práticas e estudos nos últimos anos e inclui diversas ações em favor da equidade e da alfabetização de acordo com a realidade de cada local.

Durante o evento, realizado pelo YouTube da secretaria, foi apresentado o caderno de indicadores e o curso formativo de profissionais para essa iniciativa.

“Buscamos sempre possibilidades de trazer a nossas crianças e estudantes mais autonomia e a lógica da superação. Para isso, nos debruçamos sobre as questões dos direitos humanos, para garantir justiça social”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A coordenadora de Equidade, Família e Rede de Proteção, Sandra Mara Piotto, explicou que igualdade é dar o mesmo a todos, enquanto equidade é dar o que cada um precisa. “Dessa maneira garantimos avanços conforme a realidade de cada estudante”, disse Sandra.

Ela destaca que o objetivo é desenvolver ações que permitam consolidar a equidade como princípio de gestão.

Caderno e palestras

Durante o evento foi feito o lançamento do Caderno Leia+. Esse material apresenta às unidades os princípios que fundamentam o programa e seu funcionamento.

Com o lançamento, também começa o ciclo de palestras que compõem uma formação específica sobre o programa.

As temáticas são Direito à Educação de qualidade e desigualdade interescolar / educacional; Equidade na educação, olhar sensível e escuta atenta; História da Infância e reflexões sobre a infância; Diferentes Alfabetizações; Visão Sistêmica da Educação: Olhar mais humano para as relações; Potencialidades Individuais de Aprendizagem e Acompanhamento personalizado da aprendizagem.

Também participaram do encontro on-line os superintendentes Oséias Santos de Oliveira (Executivo) e Andressa Pereira (Gestão Educacional), o estatístico André Zilio, que apresentou indicadores da rede, a gerente do programa, Ana Celina Rabuske Corsi, os gestores das cem unidades que integram o programa, chefes e profissionais dos Núcleos Regionais da Educação.

Menor distorção

Curitiba é a capital brasileira com menor taxa de distorção idade-série entre os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A taxa caiu de 2,3%, em 2020, para 2%, este ano. Em 2016, era de 3,1%.

A taxa é o indicador do Ministério da Educação que permite acompanhar o percentual de estudantes com idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. O indicador é produzido a partir dos dados do censo escolar.

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