Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Caminhar Melhor

Eduardo Pimentel vistoria calçadas acessíveis solicitadas por estudantes de Santa Felicidade

Prefeito em exercício Eduardo Pimentel, vistoria as obras das novas calçadas pelo programa Caminhar Melhor, em Santa Felicidade. Curitiba, 31/01/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Com a proximidade do início do ano letivo, a comunidade da Escola Municipal Vinhedos, em Santa Felicidade, tem motivos para comemorar. O acesso de estudantes e suas famílias até a unidade será mais seguro e confortável com as novas calçadas que estão sendo implantadas pela Prefeitura de Curitiba.

"A nova calçada que será compartilhada é fruto de solicitações da comunidade. Crianças entregaram carta ao prefeito pedindo a obra para atender a colegas com deficiência. Isso é orçamento participativo, importante instrumento porque assim as pessoas e a cidade nos ajudam a construir o nosso dia a dia.  A obra está quase pronta, com acessibilidade e segurança para que as crianças possam chegar até a Escola Municipal Vinhedos. Isso é Curitiba, isso é inovação", disse o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel.

Ele vistoriou as obras, na tarde desta terça-feira (31/1), acompanhado da administradora da Regional Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima, e do vereador Mauro Ignácio.

O pedido pela calçada acessível, feito por carta dos estudantes, foi entregue ao prefeito Rafael Greca, em novembro de 2022, durante evento em que foram inaugurados novos equipamentos dos laboratórios de informática e espaço-maker da Escola Municipal Vinhedos. 

Em Santa Felicidade, a Rua Zem Bertapelle, no trecho entre a Via Vêneto e a Escola Vinhedos, e a Via Vêneto, entre a Zem Bertapelle e a Madre Cléa Merloni, estão ganhando calçada acessível e melhorias no pavimento ao longo de 400 metros. Os trabalhos estão sendo executados por equipes contratadas pela Secretaria do Governo Municipal (SGM), sob a supervisão da Superintendência de Manutenção Urbana da SGM.

“A Prefeitura está atenta às demandas da comunidade. E Caminhar Melhor tem como prioridade a melhoria da mobilidade e a acessibilidade por toda a cidade, do centro aos bairros. É o compromisso da Prefeitura de Curitiba com os deslocamentos seguros, de pedestres, motoristas e ciclistas”, destacou o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.

Calçada acessível

Na via Vêneto, entre as ruas Madre Célia Merloni e Zem Bertapelle, o piso foi executado em CBUQ, com largura de 1,80m, proporcionando o uso compartilhado com bicicletas. Na Rua Zem Bertapelle, o piso das calçadas respeitou o padrão já utilizado na via, com blocos de concreto até a frente da Escola Municipal dos Vinhedos.

"Fiquei sabendo que esta calçada foi um pedido das crianças da escola, pensando em dois amiguinhos que utilizam cadeira de rodas", contou José Farias, encarregado pela equipe que trabalha nas calçadas da via Vêneto.

"Este exemplo das crianças motiva a equipe. A cada metro da calçada implantada, sempre comentávamos que parecia estarmos vendo a alegria das crianças na volta às aulas", completou o encarregado da equipe de obras.

No cruzamento da Vêneto com a Medre Clelia, as equipes fizeram a correção geométrica e implantam agora as novas rampas de acessibilidade, com o alinhamento correto para dar mais segurança aos usuários que fazem a travessia da via em frente ao Terminal de Santa Felicidade. Este mesmo serviço de correção das rampas será feito também no outro lado do terminal, na Rua Santa Bertila Boscardin.

“Os trabalhos contemplam a correção do passeio, instalação das peças de meio-fios, nivelamento e compactação do solo, aplicação do piso em CBUQ ou com blocos de concreto e o plantio de grama para a padronização do paisagismo”, explicou o superintendente de Manutenção Urbana da SGM, João Vidal, que também acompanhou a vistoria.

Em alta