Nesta segunda-feira (9/10), o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, assinou a Lei nº 16.225 que confere o título de Declaração de Utilidade Pública à Ação Social Irmandade Sem Fronteiras.
A organização, fundada por imigrantes venezuelanos e brasileiros, é conhecida por seu trabalho de apoio e orientação à população imigrante, refugiada e apátrida em todo o Brasil, com destaque para o Estado do Paraná.
A sessão solene de sanção ocorreu no Palácio 29 de Março e contou com a presença do vereador Bruno Pessutti, autor do projeto de lei que conferiu o título à entidade, e a presidente da Irmandade Sem Fronteiras, Rockemilles Bassante.
A Declaração de Utilidade Pública é um reconhecimento ao trabalho realizado pela Irmandade Sem Fronteiras, que vem atuando em prol da dignidade e da integração de imigrantes em situação de alta vulnerabilidade. O título funciona como um certificado de bons antecedentes para organizações sociais, permitindo-lhes acesso a recursos e parcerias que podem expandir ainda mais seu alcance e impacto.
Eduardo Pimentel destacou a importância do trabalho realizado pela organização.
"Nossos antepassados foram imigrantes, nosso país e Curitiba foram formados por imigrantes. Estamos de braços abertos, prontos para recebê-los, queremos que vocês tenham cidadania, dignidade, trabalho e renda e que juntos possamos construir uma sociedade cada vez melhor”, declarou Pimentel.
O vereador Bruno Pessutti, autor do projeto de lei que conferiu o título à organização, explicou que o objetivo da medida é permitir que a Irmandade Sem Fronteiras amplie suas atividades. “Nós agradecemos o trabalho que a entidade vem desenvolvendo, de acolhimento e apoio, auxiliando milhares de pessoas de diferentes nações".
Conheça a entidade
A Irmandade Sem Fronteiras oferece assistência integral a aproximadamente 200 pessoas diariamente, a maioria delas de famílias imigrantes de diversas nacionalidades. Seus serviços abrangem áreas essenciais como assistência social, saúde, educação, geração de renda, cultura, esporte, lazer, bem-estar alimentar e nutricional. Além disso, a organização oferece auxílio na regularização migratória, orientando os interessados na obtenção de documentação brasileira e na revalidação de diplomas.
Rockemilles Bassante, presidente da entidade, ressaltou a missão da organização. “São mais de 5 anos de trabalho e esse reconhecimento é muito importante, trabalhamos incansavelmente para promover a integração e a melhoria da qualidade de vida de nossos irmãos imigrantes, refugiados e apátridas. Obrigada a todos que fazem com que a gente se sinta em casa", concluiu.
Ao final da cerimônia, a entidade presenteou Pimentel, Pessutti e colaboradores com pães tradicionais da Venezuela, a empanada e arepa.