Nesta sexta-feira (6/10), o prefeito em exercício Eduardo Pimentel reinaugurou o Armazém da Família Osternack, no Ganchinho, após reformas para melhorar as instalações e os serviços oferecidos à população da região. Além disso, ele lançou o projeto Da Horta à Mesa, uma iniciativa que promoverá a agricultura local e a educação alimentar.
O projeto Da Horta à Mesa funcionará em um espaço anexo ao Armazém da Família, anteriormente ocupado pelo Sacolão Osternack e cedido pela Prefeitura. Esse espaço servirá como ponto de venda de hortaliças cultivadas por pessoas da comunidade, gerando uma renda que ajudará a manter as hortas comunitárias e promover o plantio sustentável.
Eduardo Pimentel mostrou entusiasmo com o novo projeto da Prefeitura e a reabertura do Armazém Osternack. "A reabertura deste Armazém renovado é um passo importante para garantir que as famílias tenham acesso a alimentos de qualidade a preços acessíveis. E agora os moradores terão a opção de adquirir produtos direto das hortas urbanas daqui do entorno e levar alimentação saudável para a mesa das famílias da comunidade”, disse o prefeito em exercício.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, também destacou a importância das iniciativas para os moradores do Osternack. "O projeto Da Horta à Mesa não apenas promoverá a geração de renda para os hortelãos locais, mas também incentivará escolhas alimentares mais saudáveis ao disponibilizar hortaliças frescas”, afirmou o secretário.
Novo canteiro
No lançamento do projeto, Pimentel realizou o plantio simbólico de um canteiro ao lado de cinco crianças do CMEI José Alencar, marcando o nascimento da futura Horta Urbana Osternack. Esta horta será cuidada pelo CMEI e pelos pais dos alunos, promovendo a educação ambiental e alimentar entre as novas gerações.
A ação também contou com a presença da unidade móvel de segurança alimentar, que ofereceu dicas nutricionais às crianças do CMEI visando promover escolhas saudáveis e incentivando o consumo de alimentos in natura e minimamente processados.
Obras
O Armazém da Família Osternack, que atende aproximadamente 2.300 pessoas por mês, estava fechado desde agosto para passar por reformas essenciais. As intervenções incluíram pinturas internas e externas, reparos na parte elétrica e a recuperação do piso, com o objetivo de garantir maior durabilidade das instalações. A unidade possui uma área interna de 330 m² e uma área externa de 930 m².
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araujo Rodrigues, salientou o compromisso com o bem-estar da população que frequenta o Armazém Osternack. "Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente mais acolhedor e funcional para os cidadãos no Armazém da Família. A nova pintura e as melhorias estruturais garantem a durabilidade do imóvel, mas também tornam o espaço mais convidativo para receber as pessoas", disse Rodrigues.
Presenças
Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Marcelo Fachinello; os vereadores Tico Kuzma, Mauro Bobato, Beto Moraes, Bruno Pessuti e Osias Moraes; o controlador-geral do município, Daniel Conde Falcão; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.; os administradores regionais do Bairro Novo, Fernando Bomfim, e do Portão, Gerson Gunha; a chefe do Núcleo da Educação, Rita Zem; a diretora do CMEI José Alencar, Carmen Silvia da Silva; e a coordenadora do Armazém da Família Osternack, Andreia Cristina da Silva Oliveira.