O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, iniciou a semana reafirmando o compromisso da Prefeitura em preservar os rios da cidade, assim como tem sido feito nos últimos oito anos, na gestão do prefeito Rafael Greca.
Logo em sua primeira agenda do dia, na manhã desta segunda-feira (18/11), Eduardo recebeu em seu gabinete, no Palácio 29 de Março, uma comitiva da minicidade Escolândia, projeto de cidadania de uma das turmas do 3º ano do Colégio Marista Paranaense, que lhe entregou uma carta pedindo que Prefeitura de Curitiba continue preservando rios, lagos e parques da capital paranaense.
“Uma das principais funções da Prefeitura é cuidar do meio ambiente, da limpeza de rios, parques e praças da cidade. Podem ter certeza do meu compromisso em cuidar das águas e rios de Curitiba, continuando o trabalho permanente de despoluição, e avançar na garantia de água potável para as próximas gerações, que inclui os filhos de vocês”, disse Pimentel, que foi eleito o próximo prefeito da cidade, a partir de 2025.
A comitiva, formada por estudantes de 8 e 9 anos – entre eles, a prefeita-mirim de Escolândia, Maria Vitória Fialla Drozd Pedroso de Lima, o vice-prefeito, Felipe Jacob Brunetti, o secretário de Meio Ambiente, Theo Jacinto, e o vereador Luiz Felipe Bizinelli – contou que todos durante o ano letivo de 2024 estudaram temas relacionados à conservação das águas, preservação do meio ambiente e os projetos realizados pela Prefeitura de Curitiba para evitar a poluição dos rios e lagos da cidade.
Educação ambiental
“Foi muito divertido entregar a carta para o vice-prefeito”, disse Maria Vitória. Ela e os colegas contaram que o interesse pela conservação dos rios começou após um city tour por parques da cidade, em que observaram as condições das águas. O interesse inicial resultou no Projeto de Intervenção Social (PIS) Água e Vida, que permeou as atividades escolares dos estudantes do 3ºG durante todo o ano.
Entre as ações, os curitibinhas discutiram sobre a escassez de água potável no planeta e os impactos da poluição. Também fizeram, com a professora Franciele Trevisan Azzolin, atividades práticas, como criação de cartazes e músicas para conscientizar colegas e familiares sobre o uso racional da água, além da carta entregue nesta manhã ao vice-prefeito.
Pensando no futuro
Eduardo Pimentel, por sua vez, contou aos representantes da Escolândia sobre o projeto Reserva Hídrica do Futuro, que está em construção no Umbará. Além de ser um reservatório gigante das águas do Rio Iguaçu, preparando a cidade e a Região Metropolitana para possíveis períodos de estiagem causados pelas mudanças climáticas já em curso no planeta, a Reserva vai ter seis novos parques, assegurando mais espaços verdes em Curitiba.
A Prefeitura promove outras ações constantes de educação ambiental na cidade, como o programa Amigos dos Rios, sobre a preservação das águas, e a Família Folhas, que reforça os cuidados no descarte correto de materiais inservíveis, separando o que pode ser reciclado do que precisa ter outros destinos.