A 40ª Oficina de Música de Curitiba proporcionou, nesta terça-feira (31/1), uma noite de emoção ao público que esteve nos eventos preparados especialmente para a edição de 2023. O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, acompanhou, primeiramente, a apresentação do Coro Masculino Ottava Bassa, na Capela dos Fundadores, dentro do Memorial de Curitiba.
Antes da apresentação, Pimentel agradeceu à plateia por prestigiar a programação da Oficina de Música. “Esta sala é um dos espaços mais bonitos da cultura curitibana”, observou. Ele ressaltou que o evento que abre a programação cultural da capital paranaense no ano tem mais de 200 espetáculos. “Dá tempo de vocês curtirem ainda mais”, completou. A programação segue até o próximo domingo (5/2).
Eduardo Pimentel explicou que nesta semana o prefeito Rafael Greca participa de uma agenda internacional em Lisboa.
O Coro Ottava Bassa surpreendeu o público logo na primeira interpretação quando os integrantes cercaram a plateia, nas laterais do espaço, para cantar Ave Maria de Giulio Caccini (1551-1618).
O maestro Alexandre Mousquer, que fundou o grupo, destacou a importância da Oficina de Música para a cidade de Curitiba. “A Oficina é a festa da cultura e da arte e tem a dedicação da Fundação Cultural de Curitiba e do Icac na realização dos muitos eventos programados”, disse ele, que é cantor lírico integrante da Camerata Antiqua de Curitiba.
No programa de “Momentos”, o Coro Ottava Bassa apresentou obras e compositores de diversas épocas e estilos.
O prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, seguiu para o Teatro Guaíra para o espetáculo Pedro Burmester, Mário Laginha e Orquestra de Câmara de Curitiba.
Os solistas convidados são pianistas portugueses de renome especialmente patrocinados pela Embaixada de Portugal e o Instituto Camões.
Realização
A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões - Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.
Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.