Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Noite clássica

Eduardo Pimentel prestigia noite de espetáculos na Oficina de Música de Curitiba

Prefeito em Exercício, Eduardo Pimentel, acompanha espetáculo do coro masculino Ottava Bassa, na Capela dos Fundadores do Memorial de Curitiba. Curitiba, 31/01/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

A 40ª Oficina de Música de Curitiba proporcionou, nesta terça-feira (31/1), uma noite de emoção ao público que esteve nos eventos preparados especialmente para a edição de 2023. O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, acompanhou, primeiramente, a apresentação do Coro Masculino Ottava Bassa, na Capela dos Fundadores, dentro do Memorial de Curitiba.

Antes da apresentação, Pimentel agradeceu à plateia por prestigiar a programação da Oficina de Música. “Esta sala é um dos espaços mais bonitos da cultura curitibana”, observou. Ele ressaltou que o evento que abre a programação cultural da capital paranaense no ano tem mais de 200 espetáculos. “Dá tempo de vocês curtirem ainda mais”, completou. A programação segue até o próximo domingo (5/2).

Eduardo Pimentel explicou que nesta semana o prefeito Rafael Greca participa de uma agenda internacional em Lisboa.

O Coro Ottava Bassa surpreendeu o público logo na primeira interpretação quando os integrantes cercaram a plateia, nas laterais do espaço, para cantar Ave Maria de Giulio Caccini (1551-1618).

O maestro Alexandre Mousquer, que fundou o grupo, destacou a importância da Oficina de Música para a cidade de Curitiba. “A Oficina é a festa da cultura e da arte e tem a dedicação da Fundação Cultural de Curitiba e do Icac na realização dos muitos eventos programados”, disse ele, que é cantor lírico integrante da Camerata Antiqua de Curitiba.

No programa de “Momentos”, o Coro Ottava Bassa apresentou obras e compositores de diversas épocas e estilos.

O prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, seguiu para o Teatro Guaíra para o espetáculo Pedro Burmester, Mário Laginha e Orquestra de Câmara de Curitiba.  

Os solistas convidados são pianistas portugueses de renome especialmente patrocinados pela Embaixada de Portugal e o Instituto Camões.

Realização

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões - Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.

Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.