O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, prestigiou, neste domingo (3/3), o tradicional churrasco do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, no Campo Comprido, que este mês completa 59 anos de fundação em Curitiba. Durante a visita, ele cumprimentou e conversou com as famílias e também com os voluntários que se unem para preparar e servir o tradicional almoço que chega a reunir mais de 3 mil pessoas de Curitiba, Região Metropolitana e até de outros estados que vêm à cidade para apreciar o evento.
“Este mês temos duas importantes comemorações, o aniversário de 331 anos de Curitiba, em 29 de março, e o aniversário de 59 anos do Pequeno Cotolengo, no próximo dia 25, uma instituição importante que ajuda tantas pessoas em vulnerabilidade”, disse Pimentel.
O vice-prefeito aproveitou para convidar todos os curitibanos para conhecer e prestigiar o churrasco do Pequeno Cotolengo, realizado há 50 anos para arrecadar recursos para o desenvolvimento de seus projetos e ações. O Pequeno Cotolengo é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que oferece, de forma gratuita, acolhimento, saúde e educação para a comunidade.
Filé de igreja
Recebido pelo Padre Renaldo Amauri Lopes, diretor-presidente do Pequeno Cotolengo, o vice-prefeito visitou as principais áreas do evento, como o salão onde é servido o almoço para os visitantes, além da cozinha e da churrasqueira comandada pelo voluntário Pedro José, que há mais de 30 anos é responsável pelo tempero de mais de 1,3 tonelada de filé, carro-chefe do cardápio.
Diante do salão cheio, Padre Renaldo agradeceu a visita e também o apoio que recebe da Prefeitura de Curitiba para o trabalho que desenvolve gratuitamente para as pessoas que vivem em situação de risco social.
Também prestigiaram o evento os vereadores Sabino Picolo e Indiara Barbosa.
Programa tradicional
Realizado há 50 anos, o tradicional churrasco do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo acontece no primeiro domingo de cada mês, e se tornou um programa de fim de semana dos curitibanos.
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo acolhe, atualmente, 270 pessoas, de zero a 120 anos, com múltiplas deficiências e que estavam em situação de risco e/ou abandono familiar ou asiladas em hospitais. Elas moram em oito casas lares e quatro grandes lares, dependendo da autonomia que possuem.
A organização também conta com duas unidades hospitalares, com 58 leitos de transição, e oferta 26 especialidades médicas e modalidades terapêuticas, com uma equipe de saúde altamente capacitada e equipamentos modernos.
Na área da educação oferta ensino básico especial por meio da Escola Pequeno Cotolengo, que fica dentro do complexo.
Hoje, é reconhecida como uma das maiores organizações do Brasil, referência no atendimento especializado e no acolhimento de pessoas com múltiplas deficiências, reabilitação e egressos do Sistema Único de Saúde (SUS).