O vice-prefeito Eduardo Pimentel embarca, nesta sexta-feira (31/5), para uma viagem de visitas técnicas a cidades da Europa que, como Curitiba, investem em soluções de sustentabilidade, segurança alimentar e renovação urbana com foco em cidades inteligentes.
Durante a missão internacional, Pimentel estará acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, e dos vice-presidentes na Câmara, Tito Zeglin e Mauro Ignácio.
A programação começa em Barcelona (Espanha), onde a comitiva irá conhecer nos dias 3 e 4 de junho iniciativas como o conceito “Superblocks”, uma evolução urbanística inovadora implementada para reconfigurar o uso do espaço urbano com redução de emissão de gases de efeito estufa, de poluição sonora e do congestionamento de veículos. O grupo ainda terá encontro com representantes da Comissão de Habitação de Barcelona e irá saber mais detalhes de projetos de moradias acessíveis e de qualidade para pessoas de baixa e média renda.
Habitação e sustentabilidade
Na cidade espanhola, também estão previstos encontros com autoridades da Prefeitura de Barcelona para troca de experiências.
De 5 a 8 de junho, a comitiva segue para a Itália onde irá conhecer experiências de sucesso de Milão.
"Nós vamos a Barcelona conhecer este projeto de habitação social e também vamos participar de reuniões com o C40, formado pelas cidades que trabalham em favor da descarbonização no mundo. Na Itália, vamos focar na agricultura urbana em conjunto com a FAO. Nós somos uma cidade que tem 170 hortas urbanas e temos muito a expandir nesse quesito de sustentabilidade e alimento saudável na mesa do curitibano", resumiu Eduardo Pimentel.
Um dos destaques da estada em Milão será um encontro com a diretora de Regeneração Urbana de Milão, Simona Collarini, e a visita ao Porta Nuova, considerado um dos maiores e mais ambiciosos projetos de regeneração urbana da Europa. A reurbanização transformou 290 mil metros quadrados da região em uma moderna e vibrante zona urbana, integrando arquitetura contemporânea, sustentabilidade e espaço públicos de alta qualidade.
Segurança alimentar
Pimentel e vereadores também terão uma audiência com a vice-prefeita de Milão, Anna Scavuzzo, para debater e trocar experiências sobre segurança alimentar. Em 2022, Curitiba recebeu o prêmio do Pacto de Milão por sua Fazenda Urbana e pelo programa de hortas comunitárias. A capital paranaense conquistou o reconhecimento internacional por ser destaque em inovar e promover a sustentabilidade na produção de alimentos no Brasil.