Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dia da Criança

Eduardo Pimentel participa de festa para crianças e adolescentes acolhidos pela FAS em Curitiba

O vice-prefeito Eduardo Pimentel, participa da primeira festa promovida pela Fundação de Ação Social (FAS) para crianças e adolescentes. Foto: Sandra Lima/FAS

O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel participou da  primeira festa promovida pela Fundação de Ação Social (FAS) para crianças e adolescentes que possuem medida protetiva e são acolhidos pelo município. A festa foi realizada na tarde deste sábado (21/10), em comemoração ao Dia da Criança, e reuniu aproximadamente 450 meninos e meninas, na sede da FAS, no Campo Comprido. Muitos jogos, brincadeiras, música e comida boa marcaram a festa, Eduardo Pimentel fez a contagem para o início da distribuição de lanches servidos por restaurantes filiados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Paraná, parceiros da grande festa, que teve ainda o apoio de voluntários e da Rede das Instituições de Acolhimento (RIA). Ele agradeceu ainda à Abrasel e aos restaurantes que participaram da ação social.

“Parabéns pelo trabalho que está sendo feito aqui, neste sábado de sol, para alegrar as nossas crianças e adolescentes, que são o bem maior de Curitiba”, disse.

 

Brincadeiras e comida boa

Entre muitas brincadeiras e diversão, as crianças e adolescentes puderam saborear hambúrgueres, da Happy Burguer, polenta com carne, da Cantina do Délio, nachos, com guacamole e chilli, do Zapata, macarronada do Spoleto Müeller, risoto de frango, da Gold Food Service e Abrasel, e cachorro-quente alemão, do Bar do Alemão. Para matar a sede, sucos fornecidos pela Rede Curitiba Solidária e Mazal 18.

No final da festa, as crianças e adolescentes ganharam ainda como lembranças pacotes de pipoca, doados pela Caiçara, e pães de mel, da Rose Petenucci.

Para brincar a Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude (Smelj) ofereceu camarim de pintura, brinquedos infláveis gigantes, cama elástica, xadrez, tabuleiro gigante, tênis de mesa, espirobol, badminton, frescobol, voleibol, perna-de-pau, lego e mesabol.

As crianças e adolescentes puderam ainda se divertir ao som do grupo Tupi Pererê, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), jogar futebol americano com integrantes do Curitiba Silverhawks, além de conhecer o Skye, cão treinado do Grupo de Operações com Cães (GOC), da Guarda Municipal, e ouvir história da bruxa da Secretaria Municipal da Educação (SME).

A superintendente da FAS, Melissa Cristina Alves Ferreira, destacou que a festa teve o objetivo de proporcionar um momento de alegria para as crianças e adolescentes que estão acolhidos pelo município por estarem em situação de risco social. “Muito além de acolher, a FAS busca promover a garantida de todos os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e essa festa está alinhada ao direito de brincar, de ter lazer e viver em um ambiente de alegria”, disse.

Diversão

M.K., 11 anos, brincou com amigos no futebol, mas foi na mesa gigante de jogo da velha que mais se divertiu. Acolhido na Casa do Piá 1, desde o último dia 2, ele disse que gostou muito da festa, principalmente pela quantidade de brinquedos disponíveis.

Quem também se divertiu foi o casal Dirceu Almeida Ferreira, 62 anos, e Jussara de Castro Ferreira, 50 anos, que fazem parte do Família Acolhedora, programa da FAS que permite que crianças e adolescentes afastados de seus responsáveis possam ser acolhidos por famílias, enquanto aguardam decisão judicial.

Desde de maio, Dirceu e Jussara são pais de coração de três irmãos, um de 3 anos e outro de 2, e mais recentemente de um menino de apenas 42 dias. “Nós cuidávamos dos dois mais velhos e depois veio o bebê. Para que não houvesse a separação, decidimos acolher todos, o que está sendo maravilhoso”, contou Jussara.

Para acomodar os novos integrantes da família, Dirceu e Jussara contaram que tiveram que mobilar um quarto e até trocar de carro.

Presenças

Participaram também da festa a presidente do Instituto de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, o presidente da Abrasel – Seccional Paraná, Luís Fernando Menuci, o diretor-executivo da associação, Luciano Bartolomeu, a diretoria de Proteção Social Especial (PSE) da FAS, Tatiana Possa Schafachek, e servidores da fundação, que trabalharam no atendimento às crianças.

Em alta