O vice-prefeito e prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou da abertura do 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, nesta quarta-feira (4/12), em Curitiba. Com o tema “Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade”, o fórum reúne especialistas, gestores públicos e construtores para debater desafios e soluções no setor habitacional.
“É uma alegria para mim e para o prefeito Rafael Greca receber esse evento em Curitiba, para compartilhar experiências e buscar alternativas. São grandes os desafios na área habitacional, mas eu me comprometi a, com muito trabalho, gerar 20 mil unidades habitacionais de interesse popular nos próximos anos. Vamos fazer isso com recursos das três esferas de poder, pois essa união é fundamental para chegarmos no objetivo principal, que é as famílias terem as suas casas próprias com dignidade”, ressaltou Pimentel.
Em seu discurso, o prefeito eleito de Curitiba destacou a parceria com o governo do estado. “Queremos e precisamos do apoio do governo do estado, que nunca faltou aos prefeitos de nossas cidades. Temos que enfrentar esse desafio de forma inovadora, criando o aluguel social permanente como em grandes cidades pelo mundo, fortalecendo as parcerias com o mercado e também usando recursos próprios”.
Na abertura do fórum, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e renovou o contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção de novas moradias.
“Com esse recurso, vamos atender pessoas muito humildes, tirar as famílias de situações precárias. A casa própria é o principal desejo de qualquer cidadão brasileiro. Antes de pensar em ter uma família, ele já pensa nessa segurança de ter a casa própria”, disse o governador.
O fórum
O evento vai até a próxima sexta-feira (6/12) com apresentações e discussões sobre fontes de recurso, linhas de crédito, sistemas construtivos industrializados, habitação sustentável e regularização fundiária, com a participação de especialistas, gestores públicos e demais atores da área para debater os desafios e as perspectivas da habitação social no Brasil.
O presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto, esteve presente na abertura do fórum, com a diretora técnica da Cohab, Melissa Kesikowski, e a diretora de relações comunitárias, Meiri Morezzi, além de outros técnicos da companhia.
“A gestão Rafael Greca e Eduardo Pimentel foi responsável pelo incremento nos recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, a partir da alteração na Lei de Outorga para a venda de potencial construtivo. Desta maneira, as receitas do Fundo passaram a possibilitar a construção de mais moradias populares na cidade”, diz Lupion.
Presenças
Participaram do evento o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o presidente da Cohapar, Jorge Lange; o secretário do Turismo, Márcio Nunes; o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley; o prefeito eleito de Londrina e deputado estadual Tiago Amaral; o prefeito eleito de Cascavel, Renato Silva; o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves; a presidente da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, Maria do Carmo Lopez; o secretário executivo adjunto do Ministério das Cidades, Antonio Moura; o vice-governador do Estado de Roraima, Edilson Damião Lima; o gerente geral da Caixa Econômica Federal, Denis Ramos; e outras autoridades.