O prefeito Eduardo Pimentel assinou, nesta quarta-feira (5/2), o chamamento de 285 agentes de apoio educacional para a rede municipal de ensino. A formalização do processo foi realizada durante um grande encontro com diretores e vice-diretores de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), no Teatro do Bom Jesus, no Centro.
Esta semana também foram convocados para compor o quadro da Secretaria Municipal da Educação 103 professores da Educação Infantil.
O encontro desta quarta é a segunda etapa do evento Conexão Educação. A primeira foi na segunda-feira (3/2), com os chefes dos Núcleos da Educação e administradores regionais, no Salão de Atos do Barigui.
“Para mim é uma honra ser prefeito da cidade e um orgulho estar ao lado de vocês construindo a melhor educação do País. Juntos vamos conquistar a primeira posição entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb”, disse o prefeito. “A valorização da carreira da educação é prioridade para mim', complementou.
O Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino no Brasil.
Retorno no dia 12
Acompanhado do secretário Jean Pierre Neto e de todo time da Secretaria Municipal da Educação, o prefeito alinhou as principais diretrizes para volta às aulas. Entre as principais providências para acolhimento dos 140 mil alunos no próximo dia 12 estão a vistoria de todas as unidades educacionais, o chamamento de mais profissionais, reuniões com empresas terceirizadas, a organização da Semana Pedagógica, reformas de escolas e CMEIs, além de limpezas e roçadas e ações contra possíveis focos do mosquito da dengue.
“Assumo o compromisso de cada vez mais trazer melhorias para nossa rede”, destacou o secretário, lembrando que o prefeito tem participado ativamente de todas as decisões que dizem respeito à volta às aulas.
“Foram dezenas de reuniões, ações que envolvem infraestrutura e pedagógico, e o prefeito tem acompanhado tudo de perto”, pontuou Jean.
O secretário expôs os pilares principais do trabalho, que envolve gestão humanizada, com escola ativa, comunicação transparente, valorização e bem-estar das equipes, acompanhamento do trabalho e melhora dos índices educacionais.
Presenças
Também participaram o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; os superintendentes da Educação, Dagmar Heil Pocrifka Bley (Gestão Educacional) e Emílio Trautwein (Executivo), e Vinícius Faraj, responsável pela Infraestrutura e Logística; os chefes dos dez Núcleos Regionais da Educação; diretores e coordenadores de departamentos da secretaria; e os vereadores Tico Kuzma, Jasson Goulart, Guilherme Kilter e Carlise Kiwiatkowski.