O prefeito em exercício Eduardo Pimentel participou da abertura de uma operação integrada com o governo estadual para o reforço do policiamento na região central da capital e nos bairros Parolin e Prado Velho. O lançamento aconteceu nesta terça-feira (31/1) em frente ao Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. Cerca de 100 agentes de segurança pública, estadual e municipal, estão empregados na ação.
“Destaco essa forte integração entre a Prefeitura de Curitiba e o governo do Estado. Essa é uma ação de reforço no policiamento, no cuidado com a população, para que a gente possa trazer segurança e tranquilidade para as famílias curitibanas que frequentam o centro da cidade. Além de ser uma importante integração das forças de segurança nas informações e no combate ao crime, tanto na área da inteligência, como na repressão”, destacou o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel.
Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, Curitiba foi escolhida para ser a primeira cidade a receber a operação integrada, que será levada para outras regiões do Paraná. “Todas as forças estaduais e municipais estão imbuídas do mesmo objetivo, que é proporcionar mais segurança para o cidadão curitibano e paranaense”, disse o secretário.
“Segurança pública precisa de decisões colegiadas e ações intersetoriais, pois quando nós nos irmanamos e combatemos o crime, o resultado são famílias mais seguras”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
Como vai funcionar
A operação conta com a coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e ocorrerá no horário noturno, das 18h às 24h, até o dia 2 de fevereiro. Efetivos das polícias Civil, Militar, Penal, além da Guarda Municipal de Curitiba irão participar da ação. O objetivo é reforçar o policiamento ostensivo preventivo, com forças integradas, para coibir a prática de crimes na região.
Os policiais contarão com o apoio de drones, monitoramento eletrônico e cães farejadores, além das imagens das câmeras da Muralha Digital da Prefeitura de Curitiba, que também são compartilhadas com o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Sesp.
Guarda Municipal
Durante a operação integrada, a Guarda Municipal de Curitiba irá disponibilizar quatro módulos móveis que estarão instalados em pontos estratégicos. Equipes da Gerência de Operações Especiais (GOE), Grupo Tático de Motos (GTM), Grupo de Operação com Cães (GOC) e do Policiamento de Proximidade Ostensiva (PPO) da Guarda Municipal irão atuar em conjunto com as demais forças.
Todo o andamento do trabalho será registrado e repassado para o Centro de Controle Operacional da Muralha Digital, que dará apoio à Guarda Municipal com imagens das 1,4 mil câmeras instaladas nos principais pontos da cidade.
Estiveram presentes o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso Dos Santos Junior; o superintendente Executivo de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, José Semmer Neto; o coordenador do Centro de Operações da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Gilberto Ramos de Oliveira; além dos comandantes das polícias Civil, Militar e Penal.