O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, lamenta o falecimento de Marco Aurélio Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ocorrido na última segunda-feira (28/4). Krieger foi um dos cientistas que mais defendeu o uso emergencial das vacinas contra a covid-19.
Eduardo vê no cientista um exemplo de serviço à nação e às pessoas.
"Marco Krieger esteve na linha de frente nos esforços contra a covid-19, esclarecendo o público sobre a importância das vacinas, ajudando a salvar muitas vidas. Foi um exemplo para todos naquele momento tão terrível”, lamentou.
Marco Aurélio Krieger iria completar 61 anos no próximo domingo (4/5) e lutava contra um câncer. Foi Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como coordenador do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e trabalhou na implantação da Fiocruz Paraná.
O amor pela ciência vinha de família no caso de Krieger. Seu pai foi o geneticista curitibano e professor aposentado da UnB Henrique Krieger. Por causa do pai, que fez doutorado nos Estados Unidos, ele nasceu naquele país. A mãe, Ester Proveler, era irmã de Fani Lerner, esposa do ex-governador do Paraná e prefeito de Curitiba, Jaime Lerner.