O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, inaugurou nesta terça-feira (25/4) a nova sede da Controladoria-Geral do Município, no Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623, Alto da Glória). A CGM foi criada no ano passado para aprimorar e reforçar os sistemas de controle e transparência dos órgãos e das secretarias da Prefeitura de Curitiba.
“É um órgão técnico para fortalecer o cuidado com a gestão pública, as boas-práticas e orientações para combater a corrupção. Essa é uma bandeira que todos nós temos e vamos continuar com este trabalho”, afirmou Eduardo Pimentel.
Antes da sede, a CGM funcionava na Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, no Palácio 29 de Março. Agora funciona no mesmo prédio de outros importantes órgãos da Prefeitura, como a Secretaria Municipal da Educação e o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
“O trabalho da Controladoria-Geral visa a preservar o município, o gestor público, e estamos aqui para fortalecer esse processo, para que as coisas continuem acontecendo com tranquilidade”, definiu.
Eduardo Pimentel também explicou que estava representando o prefeito Rafael Greca, que está em viagem nos Estados Unidos para participar do Fórum de Prefeitos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Cúpula das Américas. Ele vai apresentar soluções encontradas para financiar o desenvolvimento sustentável de Curitiba, bem como iniciativas de governança e cidades inteligentes, como o plano de ajuste fiscal e o Vale do Pinhão.
O controlador-geral do município, Daniel Conde Falcão Ribeiro, destacou o apoio de todas as secretarias municipais e da gestão para a criação e funcionamento da CGM. “O apoio da alta administração é o que mais importa para a implantação de um sistema de controle. Aqui estamos só no começo, temos essa característica de sermos propositivos e seguirmos uma linha de prestação de auxílio para ações de ouvidoria e transparência”, explicou.
CGM
A CGM foi criada por meio da Lei nº 15.952 de 20 de abril de 2022 e tem como principal função atuar como apoio das demais áreas da administração para implantação de mecanismos de controle cada vez mais eficientes e uma gestão municipal que sirva à população da melhor forma, com economia e otimização de recursos.
Presenças
Também participaram da inauguração a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a superintendente da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alessandra Calado de Melo Paluski, o superintendente de Tecnologia da Informação da Smap, Antonio Rebello; os secretários municipais de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr; e de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; o presidente do IPMC, Ary Gil Merchel Piovesan; o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba (Feas), Sezifredo Paulo Alves Paz; e os vereadores Tico Kuzma e Mauro Bobato.