A manhã desta quinta-feira (27/4) teve um sabor diferente para cerca de 80 trabalhadores da limpeza pública de Curitiba: o de reconhecimento. O grupo foi recebido pelo prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, no Salão Nobre do Palácio 29 de Março.
O encontro teve o objetivo de homenagear garis e coletores de resíduos da cidade, responsáveis por contribuir para o orgulho dos curitibanos em viver em uma cidade limpa, às vésperas do Dia do Trabalhador, celebrado na próxima segunda-feira (1º/5).
Ao lado da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, o prefeito em exercício agradeceu a dedicação dos profissionais.
“Quis este encontro para estar mais próximo das pessoas que fazem a diferença na cidade e mostrar o respeito que tenho por vocês. Todo mundo sabe o orgulho que o curitibano tem de morar em uma cidade ecológica, limpa, que não tem lixo no chão e cada um de vocês é responsável por isso”, destacou Pimentel.
Vice-prefeito, Pimentel ocupa o cargo de prefeito de Curitiba interinamente até 1º de maio, enquanto Rafael Greca está em Denver (EUA), representando a capital paranaense no Fórum de Prefeitos 2023, da Rede de Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e na Cities Summit of the Americas – Cúpula de Cidades das Américas.
Pimentel iniciou as homenagens aos profissionais da limpeza pública ontem (26/4), ao se encontrar com um grupo de cerca de 70 pessoas. Um novo grupo de trabalhadores deve ser recebido na Prefeitura nesta sexta-feira (28/4).
Também participaram do evento nesta quinta-feira o gerente regional e a gerente operacional da Estre Ambiental, Vinicius Paes e Kelly Nozu.
Vida retomada
O gari Marcos dos Santos, 47 anos, contou para Eduardo Pimentel como a limpeza pública é importante para sua vida. A oportunidade para trabalhar na varrição foi conquistada há um ano e foi a chance para deixar de viver nas ruas que hoje ajuda a manter limpas.
Ele ficou 5 anos em situação de rua, após deixar a casa em que morava por causa de uma separação. Nesse período, conheceu a atual esposa, Dirlene, e tiveram o primeiro filho do casal, Antonio Marcos, 3 anos.
“Pedi este emprego e me abriram as portas, sem preconceito com a pessoa que mora na rua. Pude dar uma reviravolta na minha vida. No começo, cheguei a morar um mês dentro do carrinho, escondido, para juntar dinheiro para ter minha casa”, conta Santos.
Atualmente, ele tem uma casa e celebra que a esposa foi recém-aceita em uma vaga para também trabalhar na limpeza pública de Curitiba.
Café com o prefeito
Curitiba conta com mais de 2 mil profissionais nos serviços de varrição, roçada, coleta e manutenção do aterro sanitário do Caximba (recentemente transformado em usina de energia solar, a Pirâmide Solar do Caximba).
Entre eles, Aparecido Reginaldo Rodrigues, 61 anos, que há 20 anos é motorista de caminhões da coleta do lixo.
“Eu m senti reconhecido pelo meu trabalho neste encontro, me orgulho do que faço, acho que é um dom mesmo. Nunca tinha pensado em ser motorista, mas consegui a carteira de habilitação e veio o emprego com essa tarefa que contribui para a cidade e que garante minha renda”, disse Rodrigues, que atua na limpeza dos bairros Santa Quitéria e Cajuru.
Para o gari Miguel de Jesus Rosa, 60 anos, foi a oportunidade de conhecer, por dentro, a sede da Prefeitura de Curitiba. Ele trabalha na limpeza pública da cidade há 28 anos, e disse ter gostado muito de conhecer Eduardo Pimentel pessoalmente. Aproveitou o encontro para cumprimentar colegas de profissão e registrar o momento em fotos.