Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Cuidado com o futuro

Eduardo Pimentel fala sobre a importância do saneamento para a saúde das famílias de Curitiba

Prefeito Eduardo Pimentel participa da 9ª Assembleia Geral das Microrregiões. Curitiba, 24/02/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel participou da abertura da 9ª Assembleia Geral Extraordinária das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário, evento promovido pela Secretaria Geral das Microrregiões do Estado, vinculada à Secretaria de Estado das Cidades (Secid). A assembleia foi realizada presencialmente no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) e também de forma virtual, pela internet, e reuniu os prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos 399 municípios do Paraná.

“Eu fiz questão de vir participar presencialmente para demonstrar a importância que Curitiba dá para o assunto. Quero exercer a liderança que a capital tem, que a cidade de Curitiba tem, para nos ajudar a fortalecer o desenvolvimento de todo o Paraná”, disse o prefeito Eduardo Pimentel. 

Pela lei federal 14.026/2020, o Paraná tem até o ano de 2030 para alcançar a universalização dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto para todas as 399 cidades do Estado. Curitiba já conta com 99,52% dos moradores com acesso à água potável. 

A capital também caminha para a universalização da cobertura de rede de esgoto, que já chega a 98% na cidade. O tratamento acontece em 100% do esgoto coletado pela Sanepar.

“Todo real investido em saneamento é uma boa porcentagem que você economiza de investimentos em saúde. Esses serviços são assuntos de saúde das nossas cidades, saúde das nossas famílias. Queremos também contribuir com outras cidades e que todas as regiões cheguem às metas estabelecidas. Juntos, nós fazemos o Estado forte que o governador lidera com tantas competências. Curitiba está à disposição para ajudar”, definiu Eduardo Pimentel.

Durante a assembleia, os prefeitos receberam informações sobre as microrregiões e também conheceram os novos presidentes dos Conselhos Participativos. Também foi apresentado como as cidades podem fazer uso dos recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental.

A secretária estadual das Cidades e presidente do Colegiado Microrregional, Camila Mileke Scucato, falou sobre a importância do trabalho de todos. “Estamos unidos para que o Paraná continue sendo um exemplo de saneamento para todo o Brasil”, disse Camila. 

O presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, o diretor administrativo financeiro da Agepar, Marcelo Luiz Curado, a secretária municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias, e o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Campos, também participaram. 

Microrregiões

O Paraná é dividido em três microrregiões (Centro Litoral, Centro-Leste e Oeste), com o objetivo de fazer a gestão, com a participação da população, dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto.