Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aprender desde cedo

Eduardo Pimentel entrega composteiras domésticas para crianças de Curitiba

Prefeito em Exercício Eduardo Pimentel, acompanhado da secretária do meio ambiente, Marilza Dias, de vereadores e demais autoridades entrega composteiras domésticas na Regional do Pinheirinho. Curitiba,10/11/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Os restos de cascas de frutas, verduras e legumes terão novo destino nas casas dos moradores e nas escolas do Pinheirinho. Nesta sexta-feira (10/11), o prefeito em exercício Eduardo Pimentel fez a entrega de kits de composteiras domésticas do Programa Municipal de Compostagem de Curitiba, o COM-POS-TE, na Rua da Cidadania do Pinheirinho

Moradores que se inscreveram no Guia Curitiba para retirar as composteiras, líderes comunitários, representantes de hortas comunitárias e do Ecocidadão e 50 estudantes da Escola Municipal São Mateus do Sul tiveram uma aula sobre como fazer a compostagem em casa.

“O que estamos fazendo aqui hoje, com a entrega das composteiras domésticas, é muito importante para o mundo e para o futuro de Curitiba. Com menos resíduos orgânicos indo para os aterros sanitários estamos ajudando no combate às mudanças climáticas”, explicou Eduardo Pimentel.

Ele acrescentou que esta é uma atitude de cidades inteligentes como Curitiba. E contou que nesta semana o prefeito Rafael Greca recebeu o troféu de Cidade mais inteligente do mundo entregue para Curitiba em Barcelona, na Espanha. 

“Aqui também está a Família Folhas para ensinar às crianças essa consciência ambiental. Há 30 anos eu também aprendi isso na escola com a Família Folhas. Uma cidade é uma constante construção e conseguimos essa conquista de cidade mais inteligente do mundo juntos”, definiu Eduardo Pimentel.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Dias, explicou que o composto que vai sair das caixas de composteiras poderá ser usado em hortas e nos jardins das casas. “Essa atitude individual vai ajudar a melhorar o planeta em que vivemos. Com a compostagem podemos separar o resíduo orgânico e transformar em composto”, disse Marilza.

Horta mais saudável

A horta comunitária da Associação de Moradores Piratini vai começar a receber o composto da composteira doméstica do programa da Prefeitura de Curitiba. “Isso vai ajudar a deixar nossas verduras mais saudáveis e bonitas”, disse Elisabete R. da Silva. Cerca de 250 moradores consomem verduras da horta. 

Servidores do Meio Ambiente também entregaram materiais impressos que ensinam como os moradores podem fazer uma composteira doméstica em casa. 

Cronograma

O COM-POS-TE Curitiba vai disponibilizar gratuitamente 1.100 composteiras para moradores que já se inscreveram pelo Guia Curitiba. Os kits são formados pelas composteiras domésticas, minhocas e material para compostagem. O cronograma de entregas é o seguinte:
14/11 - Regional Bairro Novo
17/11 - Regional Santa Felicidade
21/11 - Regional Fazendinha-Portão
22/11 - Regional CIC
24/11 - Regional Cajuru
28/11 - Regional Boa Vista
30/11 - Regional Boqueirão
1/12 - Regional Matriz

Como fazer compostagem

Outras informações sobre como fazer a compostagem, como é o programa e as regras de participação podem ser acessadas aqui nesta página especial.

Plástico compostável

Todos os moradores que foram retirar os kits de composteiras também receberam um plástico compostável com o material, uma sacola. A doação foi feita pela empresa Earth Renewable Technologies (ERT), que produz em Curitiba um plástico compostável pioneiro na América Latina, feito à base de plantas, que vira adubo em torno de 180 dias.

A ERT é parceira oficial da Prefeitura no programa COM-POS-TE e vai fornecer sacolas compostáveis com a marca da Família Folhas. As embalagens podem acondicionar os resíduos orgânicos e serem colocadas diretamente nas composteiras, tanto as industriais quanto as caseiras que estão sendo doadas.

Presenças

Também acompanharam a entrega das composteiras domésticas na Rua da Cidadania do Pinheirinho o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos; o superintendente de Obras e Serviços, Jean Brasil; o diretor de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis; a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria  Zem; o administrador regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron; e os vereadores Ezequias Barros, Oscalino do Povo e Tico Kuzma.