O desafio das cidades está na promoção das inovações que melhoram o dia a dia da população. A felicidade é transversal e é traduzida em qualidade de vida para todos. Essa foi a principal mensagem do prefeito Eduardo Pimentel na coletiva que recebeu a imprensa antes da abertura da sexta edição do Smart City Expo Curitiba, que acontece a partir de hoje (25/3) até quinta-feira (27/3), na Ligga Arena, na capital.
Pela primeira vez como anfitrião da segunda maior feira de cidades inteligentes do mundo, Eduardo Pimentel celebrou a realização do evento internacional que este ano dobra de tamanho em relação à edição do ano passado. São mais de 40 mil m2 de área de exposição de inovações e tecnologias urbanas, além de fóruns de discussão de desenvolvimento econômico e de gestão pública e expectativa de 20 mil pessoas.
“Vamos capitanear discussões de ideias, soluções, tecnologias e inovações que devem promover o bem para as cidades. A tecnologia e a inovação só fazem sentido quando transformam a vida do cidadão e promovem a qualidade de vida da comunidade”, disse.
Gabinete na Ligga Arena
Durante os três dias de evento, o prefeito Eduardo Pimentel e o vice, Paulo Martins, terão agenda intensa de despacho e deliberações no gabinete montado na Ligga Arena. Na programação, a recepção aos prefeitos das cidades visitantes e a deliberação da pauta da Frente Nacional de Prefeitos, que realiza eleição para a nova gestão no início de abril. “Traremos debates sobre gestão pública e reivindicações, como o subsídio do transporte coletivo do governo federal e as perdas de arrecadação dos municípios na reforma tributária”, adiantou o prefeito.
Participaram ainda da coletiva o vice-prefeito Paulo Martins; o secretário de Estado de Inovação e Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani; o CEO da Fira Barcelona, idealizadora da feira Smart Cities, Ricard Zapatero; e o realizador da edição de Curitiba, Beto Marcelino.
O secretário Alex Canziani destacou o papel de Curitiba como motor de arranque de iniciativas que colocam o Paraná como o terceiro estado mais inovador do país, conforme ranking do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), atrás de São Paulo e Santa Catarina. Para estimular ainda mais o desenvolvimento tecnológico, o Governo do Paraná vai investir R$ 15 milhões nos próximos três anos no fomento de um hub de govtechs, por meio da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial, o novo nome da atual pasta de Canziani.
“Queremos ser referência nacional e internacional de inteligência artificial no setor público e o celeiro de atrações de soluções para a administração. Temos clareza da importância da inovação e da tecnologia para a transformação social”, disse o secretário.
Para o CEO da Fira Barcelona, Ricard Zapatero, Curitiba é parte da liga dos grandes campeões da inovação e das cidades inteligentes, assim como Nova Iorque, Xangai e Kuala Lumpur. “Pela sexta vez estamos em Curitiba, e agora em um espaço maior e icônico na cidade. Vamos reunir empresas, parceiros, soluções e inovações que trabalham para promover a felicidade das pessoas”, avaliou.
Realizador da Smart City Expo Curitiba, Beto Marcelino observou que a felicidade nos municípios está nas coisas simples, como um sistema semafórico inteligente que dá mobilidade às pessoas, que podem chegar 15 minutos mais cedo em casa. E destacou as diferentes oportunidades para os participantes e visitantes do evento, como o fórum econômico que vai reunir os agentes financiadores e dar oportunidade aos prefeitos para qualificarem os municípios ao acesso a financiamentos a bons projetos.
Na quinta-feira, será feita a entrega das propostas do sprint imobiliário do Centro, com a documentação das soluções que foram projetadas por profissionais e entidades multissetoriais para o desenvolvimento da região central. “É o presente o Icities para o aniversário de Curitiba, com ideias para receber negócios e turismo, mostrando que Curitiba tem condições de cuidar das pessoas”, disse.
O Smart City Expo Curitiba 2025, organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.