OUÇA AQUI
Prefeito Eduardo Pimentel fala sobre a posse na Assembleia Legislativa.
O prefeito Eduardo Pimentel afirmou que a posse do deputado estadual Alexandre Curi (PSD) como novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta segunda-feira (3/2), fortalece o alinhamento político entre a gestão municipal e o Legislativo estadual.
Eduardo Pimentel anuncia Vale-creche e gabinete de revitalização do Centro de Curitiba
Prefeito Eduardo Pimentel reúne time da Educação para alinhar a volta às aulas
Prefeitura faz desobstrução de córrego no bairro Cajuru para evitar alagamentos
“Manter uma governança integrada, de meu governo e da gestão de Alexandre Curi, um curitibano, é essencial para o desenvolvimento da capital. Esse relacionamento harmonioso é a garantia de que vamos continuar unidos e em paz para que possamos seguir nosso objetivo de melhorar o dia a dia dos curitibanos e paranaenses”, destacou Eduardo Pimentel, na cerimônia de posse.
Eleito por unanimidade para o comando da Alep, Curi afirmou no discurso de posse que vai se pautar em quatro pilares: transparência, inovação, economia e sustentabilidade.
“Nós vamos continuar avançando, sempre em busca do fortalecimento do poder Legislativo. Vamos avançar na transparência, na sustentabilidade, na economia, hoje somos a única Assembleia do país que devolve ao Executivo 30% de seu orçamento, e deixar a Assembleia Legislativa mais próxima da população. Também vamos seguir inovando e desburocratizando para agilizar a tramitação de projetos”, destacou Curi.
Também compõe a nova direção da Alep os deputados estaduais Flávia Francischini (União), como primeira vice-presidente; Delegado Jacovós (PL), segundo vice; Moacyr Fadel (PSD), terceiro vice-presidente; Gugu Bueno (PSD), primeiro secretário; Maria Victoria (PP), na segunda secretaria; Requião Filho (PT), como terceiro secretário; Alexandre Amaro (Republicanos), como quarto secretário; e Goura (PDT) como quinto secretário.
O mandato da nova Mesa Diretora vai de fevereiro de 2025 até 31 de janeiro de 2027. A Mesa Diretora é o órgão colegiado dirigente dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa.
Alexandre Curi sucede o deputado estadual Ademar Traiano (PSD) no comando da Alep.
Trajetória
Deputado mais votado da atual Legislatura, Curi chega à presidência da Assembleia aos 45 anos, em seu sexto mandato como deputado estadual (quatro deles sendo o mais votado). Na Assembleia, além da imagem de grande articulador político, Curi é conhecido por sua atuação em favor dos municípios, tanto que é indicado como representante parlamentar junto à Assembleia e à Casa Civil do Governo do Estado por mais de 150 das 399 prefeituras do Paraná.
Neto do deputado estadual Aníbal Khury (1924-1999), o novo presidente da Assembleia foi eleito pela primeira vez em 2000, como vereador em Curitiba. Dois anos depois, entrou na Alep. O mandato atual foi obtido em 2022, com 237 mil votos. Naquela eleição, ele foi novamente o deputado estadual mais votado no Paraná e um dos mais votados do Brasil.
Mesa de honra
Além do prefeito Eduardo Pimentel, compuseram a mesa de honra o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR); o presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR), conselheiro Ivens Linhares; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Sigurd Roberto Bengtsson; o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri; e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público no Paraná (MP-PR), Francisco Zanicotti; o deputado Beto Richa.
Os ex-governadores Paulo Pimentel, Álvaro Dias, Cida Borghetti, Roberto Requião, João Elisio Ferraz de Campos e Orlando Pessuti participaram da cerimônia, que ainda teve a participação do vice-prefeito de Curitiba e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Martins, de 300 prefeitos de todo o Estado e do ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca.