Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Biografia

Eduardo Pimentel destaca protagonismo de Alvaro Dias no fortalecimento da democracia no Brasil

Prefeito em execício Eduardo Pimentel, participa do lançamento do livro "A Travessia de Álvaro Dias", na Assembleia Legislativa. Curitiba, 07/11/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito em exercício Eduardo Pimentel destacou nesta terça-feira (7/11), no lançamento da biografia A Travessia de Alvaro Dias, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o protagonismo político e a importância do legado do ex-governador e ex-senador do Paraná em defesa da democracia no País.

“Neste livro, a história do Paraná é contada por um de seus protagonistas da política contemporânea. Um homem que foi deputado federal, governador, senador com três mandatos. Merece o nosso respeito e reconhecimento alguém que fez muito pelo Estado, com obras importantes, um legado para as futuras gerações”, disse Pimentel.

Democracia e progresso

Pimentel reforçou ainda o papel de Alvaro Dias no fortalecimento da democracia no país e na defesa de importantes pautas para o progresso nacional.

“O ex-senador sempre lutou pela pauta nacional, foi um defensor da democracia de direito e da liberdade de expressão. Foi e é ativo nas lutas nacionais a favor do povo paranaense, do povo brasileiro e representa muito bem o nosso Estado. Para Curitiba, quando foi governador, investiu na cidade, como senador defendeu os pontos do Estado, mas sempre priorizou a nossa capital. Por isso, é uma alegria muito grande participar desse momento histórico”, concluiu.

Trajetória

Assinada pelo jornalista José Antonio Pedriali, responsável pelas pesquisas e entrevistas para compor a história, a obra publicada pela Editora Casa Itália remonta a extensa trajetória política e parlamentar de Alvaro Dias no Paraná e no Brasil.

Em 50 anos de vida pública, Dias atuou como vereador, deputado federal, senador por quatro mandatos e governador do Paraná, entre 1987 e 1991. O ex-senador também foi candidato à presidência do Brasil em 2018 e em 1984, organizador do primeiro grande comício pelas Diretas Já, realizado em Curitiba. O evento democrático ocorreu em um palanque montado no dia 12 de janeiro daquele ano, na região da Boca Maldita, no Centro.

Memória 

Na solenidade de lançamento do livro A Travessia de Alvaro Dias, com a presença da família, autoridades, deputados, imprensa e público, Dias reforçou a importância da obra para preservar a memória de importantes eventos históricos na política. “O livro é um registro histórico, um dever, ao registrar os fatos e acontecimentos que participei ao longo de vários ciclos da política brasileira”, disse emocionado.

O ex-senador destacou ainda que a biografia faz um paralelo entre a vida política e os principais fatos políticos do país. O livro também representa, de acordo com Dias, uma oportunidade de apresentar a verdade de eventos importantes e ainda agradecer o apoio da população durante toda a trajetória política dele.

“O livro também é uma manifestação da nossa gratidão àqueles que me permitiram fazer essa travessia política durante todos esses anos, desejando sempre a mudança profunda e positiva no país”, destacou.

Símbolo político

O jornalista e autor da biografia, José Antonio Pedriali, também reforçou a importância histórica e política de Alvaro Dias para o Paraná e para o Brasil. “Alvaro Dias é um símbolo da democracia, de momentos políticos históricos no Brasil e no Paraná. A sua história se confunde, muitas vezes, com o legado político do Paraná e este livro consegue fazer esse mesmo paralelo em uma linha ampla do tempo”, disse.

Beneficente

O lançamento na Assembleia Legislativa do Paraná foi um evento beneficente em prol do Lar o Bom Caminho. Todo valor arrecadado com a venda dos livros será repassado para a instituição.

Em alta