Na abertura da Festa de 145 anos da Imigração Italiana em Curitiba, o vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou nesta sexta-feira (24/11), em Santa Felicidade, a recente inauguração da quarta Escola de Segurança Alimentar em Curitiba, a Casa Culpi, sediada no bairro.
“Após restauro, a Casa Culpi, que pertenceu ao seu Ancelmo Culpi (pioneiro) foi inaugurada com várias funções, mas em primeiro lugar, com o respeito à nossa tradição. A região ganhou uma Escola de Gastronomia para a profissionalização de vários setores, de modo gratuito através do SENAC, em parceria com a Prefeitura de Curitiba. Com toda certeza, está é uma ação importante, que valoriza toda a Regional de Santa Felicidade”, disse Eduardo Pimentel.
Convite público
Na cerimônia, Edurdo Pimentel convidou o público para prestigiar a ampla programação oficial do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023.
“Nós lançamos, junto com o prefeito Rafael Greca, o maior Natal gratuito do país, com mais de 100 atrações. Quero convidar todos vocês para, neste domingo (25/11), às 19 horas, participarem da inauguração da maior árvore de Natal da cidade, com apresentação natalina no Parque Barigui, atrás da Expo Renault Barigui”, reforfou.
Também nesta sexta-feira (24/11), Eduardo Pimentel, ao lado do prefeito Rafael Greca, prestigiou a estreia do espetáculo Natal das Alturas – O Amor Presente, com patrocínio da empresa O Boticário.
Festa de 145 anos da imigração
Em Santa Felicidade, a abertura da Festa de 145 anos da Imigração Italiana em Curitiba, que segue neste sábado (25/11) e domingo (26/11), no trecho gastronômico da Avenida Manoel Ribas, contou com a presença de autoridades, lideranças comunitárias e religiosas, pioneiros do bairro e organizadores do evento.
Na cerimônia, a administradora regional, Simone Chagas Lima, destacou o apoio do Município, da organização, dos vereadores da região e das lideranças locais para a realização da Festa de 145 Anos da Imigração Italiana.
“É uma satisfação muito grande, como administradora regional, na ordem do prefeito Rafael Greca e do nosso vice-prefeito, Eduardo Pimentel, desde 2017, tentando manter a cultura italiana em voga, trazendo muito mais pessoas para esse lindo bairro italiano gastronômico com muitas ações importantes", disse Simone.
A administradora destacou a inauguração da Casa Culpi, na ultima quinta-feira, e a revitalização do muro localizado na Praça São Marcos, onde se conta a história da imigração italiana no Paraná, em especial no bairro de Santa Felicidade, para celebrar os 145 anos (de imigração).
O Mural na Praça São Marcos foi inaugurado em alusão aos 140 anos de imigração italiana em Curitiba. A nova pintura agora é uma requalificação para celebrar a nova data (os 145 anos da imigração) junto com a entrega e abertura da Casa Culpi, em Santa Felicidade.
Atrações
A agenda da Festa de 145 Anos da Imigração Italiana em Curitiba inclui missa solene no palco principal, a Banda Lyra, Cantor Italiano, barracas com comidas típicas da culinária italiana, como frango frito, polenta frita, doces, vinho, apresentações culturais, bandalheira, dança italiana e celta, orquestra corais e bandas da região.
A festa é um atrativo marcante para moradores, turistas e também para o comércio em toda a região. Maicon Ragnel, de Campo Magro, levou a família para prestigiar o evento. “Nós costumamos participar das festas tradicionais em Santa Felicidade e em outros bairros também. Achamos muito importante valorizar a cultura local e as tradições da cidade”, disse.
Rangel levou toda a família para a festa. Ele foi acompanhado da mulher, Renata Zappani, da cunhada Julliana Zappani e dos filhos Gabriel (dois anos) e Rafaela, de cinco anos de idade.
“Nós adoramos festas assim e especialmente comer a comida típica italiana, como o frango frito e polenta, além de tomar um bom vinho italiano”, completou Renata Zappani.
Frango solidário
Bem no centro da estrutura montada no trecho gastronômico da Avenida Manoel Ribas, foi montada a barraca de Frango e Polenta da Paróquia São José. A barraca é tradicional, participa de todas as festas de imigração italiana e também de eventos pela cidade e região. Kelli Ferro e Paulo Roberto Dalazona, muito entusiasmados, valorizam a tradição da família transferida para a comida típica italiana vendida na barraca e também o valor cultural preservado, com a própria festa.
“Sem falar que a arrecadação vai ser revertida para a revitalização da Paróquia São José, em Santa Felicidade. Por isso, nosso trabalho é feito com tradição, amor, de modo solidário e com muita alegria”, disse Kelli Ferro, coordenadora do espaço gastronômico.