O prefeito Eduardo Pimentel participou, nesta segunda-feira (10/2), da posse das novas diretorias para o triênio 2025/2028 da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) e do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert-PR). O evento foi realizado no Hotel Pestana e deu posse a Rodrigo Martinez (CNT) na presidência da Aerp e Ivaldir Peracchi (Rádio Líder Sul) no Sert.
O prefeito, que estava acompanhado dos secretários municipais Marc Sousa (Comunicação) e Marcelo Fachinello (Governo Municipal), destacou a credibilidade dos meios de comunicação, o que mostra responsabilidade do seu papel na sociedade de levar a informação de qualidade para a população.
Começo na Comunicação
“Eu nasci em um ambiente de comunicação. Dez anos da minha vida profissional foram nas emissoras de rádio e televisão, TV Iguaçu, TV Cidade, TV Tibagi, TV Naipi e na Editora O Estado do Paraná com meu avô, o ex-governador Paulo Pimentel, que fez história e ajudou a construir a credibilidade da comunicação no Estado e no País”, citou.
Eduardo Pimentel citou também o trabalho do irmão Daniel Pimentel Slaviero, quando este foi presidente da Aerp e firmou o convênio com a Copel, que estabelece a veiculação de mensagens de utilidade pública sobre fornecimento, geração e transmissão de energia. O acordo prevê 11 inserções diárias, de segunda a sábado, em cada uma das mais de 300 emissoras associadas à Aerp.
“Este convênio já foi renovado várias vezes e é fruto deste trabalho do Daniel, que é um grande parceiro e motivo de orgulho para todos nós", contou.
Informação com credibilidade
Eduardo Pimentel reforçou a importância das rádios e as TVs contra as fake news disseminadas em alguns canais da internet. “As rádios e as TVs transmitem a informação com credibilidade", disse.
"Eu estarei sempre ao lado de vocês nesses quatro anos, em campanhas como o combate à dengue, da revitalização do Centro da cidade, com o combate à criminalidade e o reforço ao acolhimento das pessoas que mais precisam. Vida longa à Aerp e ao Sert”, finalizou.
Guardião da Aerp
Durante o evento, o governador Ratinho Junior foi homenageado com a entrega da medalha Guardião da Aerp, dedicada às pessoas que trabalham em defesa da radiodifusão.
“Esta homenagem é muito especial porque eu nasci dentro de uma rádio. Quando era criança acompanhava o trabalho do meu pai (Carlos Roberto Massa, o Ratinho) na Rádio Difusora de Curitiba. Então a radiodifusão é uma paixão. O rádio e a TV são o olho crítico da sociedade e na defesa dos seus interesses. É uma posição que foi conquistada graças à credibilidade, porque a rádio e TV se propõem não divulgar fake news”, frisou o governador.
Tecnologia é o principal desafio
Para o novo presidente da Aerp, Rodrigo Martinez, o principal desafio do setor é a incorporação de novas tecnologias.
“Os desafios são muitos porque a TV e o rádio vão seguir uma tendência de união com a internet, com as redes sociais. Então acho que esse é o grande desafio nosso, fazer o rádio difusor entender que ele precisa se unir ao mundo digital. As rádios com os portais, a televisão na nova geração de televisão 3.0. Tem bastante coisa para fazer”, resumiu Martinez.
O novo presidente do Sert-PR, Ivaldir Peracchi, citou que o Paraná historicamente tem uma importância na comunicação do Brasil.
“A comunicação tem a responsabilidade de ser o olho clínico da sociedade e agora, nessa nova diretoria, temos a certeza de que a radiodifusão paranaense vai continuar forte”, comentou Peracchi.
Como surgiram
A Aerp foi criada em 19 de julho de 1975 e trabalha pelo fortalecimento da radiodifusão e desenvolvimento profissional das emissoras. Atualmente, conta com 320 associados e desenvolve serviços, projetos e eventos que integram e qualificam o setor com as novas tendências e tecnologias, promovendo a inovação e a expansão dos meios na Era Digital.
O Sert-PR nasceu em 1962 diante da necessidade da defesa dos interesses dos radiodifusores. De lá para cá, incorporou novos desafios para a representação da classe empresarial, com foco em estratégias de adaptação e fortalecimento para o mercado da radiodifusão no cenário atual.
Presenças
Participaram também do evento, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi; a presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargadora Lídia Maejima; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o diretor executivo da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Diniz Wellisch; os senadores Sérgio Moro e Oriovisto Guimarães; o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Paulo Tonet Camargo; políticos e empresários do setor de comunicação.