Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
40ª Oficina de Música

Eduardo Pimentel acompanha os ritmos e as batidas do Festival de Hip Hop no Teatro da Vila

Prefeito em exercício Eduardo Pimentel durante Festival de Hip Hop, no Teatro da Vila. - Curitiba, 04/02/2023 - Foto: Gabriel Assunção / SMCS

A pluralidade musical da 40ª Oficina de Música de Curitiba também está presente nos bairros da cidade. Neste sábado (4/2), durante o dia todo, o público pode conferir o Festival de Hip Hop, no Teatro da Vila, na CIC. O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, acompanhou parte das atividades.

“A cultura do Hip Hop faz parte da cultura curitibana. Ela trabalha com o grafite, com a poesia, com a música, o break. Fiz questão de prestigiar e demonstrar nosso apoio ao fomento da cultura, da música e do hip hop, que faz um trabalho importante em nossa cidade, inclusive ofertando atividade cultural para nossas crianças”, afirmou.

Segundo Pimentel, o local escolhido para sediar o Festival de Hip Hop não poderia ser outro. “O Teatro da Vila foi construído em nossa gestão. É um espaço maravilhoso e que merece ser usado por todas as culturas”, finalizou.

O Festival Hip Hop do Teatro da Vila contou com a curadoria de dois importantes artistas da área, o DJ Paladino e o Rapper David Black, ambos com grande vivência e amplo alcance local. A programação desse ano contou com a participação de representantes dos quatro elementos do hip hop: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj's e Mc's e street dance.

“É um crescimento para o segmento. Cada vez mais o Hip Hop está nos espaços públicos levando todo esse conteúdo criativo, esse espetáculo, esse show que o Hip Hop pode promover. É uma honra e uma realização para nós participar desse evento”, disse Paladino.

Hip Hop na Oficina de Música

É a segunda vez que essa linguagem artística entra na programação do evento. Na edição anterior, a Oficina de Música teve o primeiro curso voltado ao ritmo, O Movimento Hip Hop e suas Práticas musicais, ministrado por Kleber Tiago Gregório (BK12).

Já esse ano são dois os cursos ministrados por BK12, A Arte da Discotecagem no Hip Hop e Edição de Áudio e Elaboração de Repertórios para DJs. Nos dois cursos as 20 vagas ofertadas foram esgotadas. As aulas acontecem no Teatro da Vila.

Participou também da 40ª Oficina, no dia 27 de janeiro, o rapper BNegão em um dos maiores shows do evento, ao lado da Orquestra À Base de Sopro, Danilo Caymmi e o violonista Bernardo Bosísio.

 

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões - Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.
Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.