O prefeito de Curitiba em exercício, Eduardo Pimentel, abriu a semana de trabalho, nesta segunda-feira (2/10), em um encontro com os funcionários do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) seguido de reuniões técnicas de apresentação dos Planos Regionais de Santa Felicidade e Boa Vista.
“Quero cumprimentar toda a diretoria, gerentes e colaboradores. Tenho compromisso com as pessoas e as ideias do Ippuc, que fazem a diferença para o bem de Curitiba. Porque tudo o que passa por aqui é o que precisa acontecer com base no planejamento real da cidade”, afirmou Pimentel.
No encontro com técnicos, o prefeito em exercício reforçou a importância da participação do Instituto na concepção e no acompanhamento dos projetos estratégicos em curso na cidade.
“A todo lugar que eu vou falo dos três grandes programas estruturantes que nasceram aqui: Bairro Novo da Caximba, Inter 2 e o Ligeirão Leste-Oeste. São projetos desenvolvidos com base no planejamento da cidade, para a organização do transporte coletivo e da habitação social e que vão dar certo”, disse Eduardo Pimentel.
Planos Regionais
Em reunião técnica na Casa Polonesa do Ippuc, Pimentel conheceu detalhes dos Planos Regionais vinculados ao Plano Diretor de Curitiba.
O coordenador do trabalho no Ippuc, Fabiano Borba, explicou a concepção e as etapas de formulação dos planos, cujos diagósticos foram concluídos em 2021. Ao prefeito em exercício foram detalhados os planos regionais do Boa Vista, pela coordenadora Daniela Mizuta, e de Santa Felicidade, por Flávia Pohl.
“Os Planos Regionais sinalizam o progresso da cidade com foco nas potencialidades locais. A reunião de hoje faz parte de uma agenda de trabalho que farei com as dez regionais”, observou o prefeito em exercício.
Os conteúdos dos planos apontam as diretrizes de planejamento para as dez regionais, com abrangência para os 75 bairros. Envolvem orientações futuras tanto de infraestrutura, para o sistema viário, ampliação da malha cicloviária, implantação de praças, como intervenções de fortalecimento econômico e social.
A formulação dos planos foi dividida em cinco capítulos, dos quais três de diagnóstico e dois que resultam nas propostas.
O prefeito em exercício, que também é secretário de Estado das Cidades, ressaltou a importância da integração de Curitiba com as cidades metropolitanas. Ambas as regionais destacadas na apresentação desta segunda-feira no Ippuc têm limites geográficos com três municípios metropolitanos. A Regional Boa Vista é vizinha de Almirante Tamandaré, Colombo e Pinhais e Santa Felicidade tem como lindeiros à regional os municípios de Campo Magro, Campo Largo e Almirante Tamandaré.
“Somos uma cidade metropolitana e a integração entre as cidades vizinhas é o caminho para o desenvolvimento da Grande Curitiba”, frisou Pimentel.
Acompanharam as apresentações, as administradoras das regionais Santa Felicidade, Simone Chagas Lima, e Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; as diretoras de Projetos do Ippuc, Célia Bim, e de Planejamento, Suely Hass; e o coordenador da Utag, Márcio Teixeira.