Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Evento tradicional

Eduardo Pimentel abre a 65ª Festa da Uva e destaca investimentos em Turismo e Cultura em Curitiba

O prefeito Eduardo Pimentel participa da 65ª edição da Festa da Uva de Santa Felicidade. Curitiba, 08/02/2025. Foto: Ricardo Marajó / SECOM

A 65ª edição da Festa da Uva de Santa Felicidade, que celebra a cultura italiana e a colheita da uva, começou animada na noite desta sexta-feira (7/2). O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou da abertura e convidou a população para fazer parte da celebração. Organizada pela Paróquia São José e Santa Felicidade, O evento que vai até domingo (9/2), reúne centenas de pessoas no Bosque São Cristóvão para comer bem e se divertir. 

“É um orgulho muito grande estar, mais uma vez, nesta importante festa de um dos bairros mais tradicionais da cidade. Frequentei aqui, oito anos, como vice-prefeito. Hoje, para a minha alegria, a Festa da Uva de Santa Felicidade é o primeiro grande evento que participo como prefeito de Curitiba”, disse Pimentel.  

A Festa  é realizada com apoio de 800 voluntários e tem números expressivos: a estimativa é de que sejam comercializados 5 toneladas de frango frito, 5 toneladas de polenta frita, 4 toneladas de risoto e outras 4 toneladas de macarrão, 1 tonelada de churrasco e 15 toneladas de uva.

Durante a Festa da Uva de Santa Felicidade, Eduardo Pimentel ressaltou o compromisso com o turismo e a cultura local.

Vamos investir muito no turismo, na tradição e na gastronomia. Estou feliz, animado, confiante e com muita vontade de trabalhar entregando ações para o nosso povo”, declarou o prefeito.

Os valores arrecadados na festa serão destinados à restauração da Paróquia São José e Santa Felicidade, principal patrimônio histórico do bairro Santa Felicidade. Os ingressos serão vendidos a R$ 12 no dia da festa. 

Programação 

A sexta-feira (7/2) contou a apresentação do cantor lírico de música pop italiana, Beto Battistella. A programação segue pelo final de semana, com o almoço neste sábado (8/2), e atrações como o show de música sertaneja com a dupla Eder e Vinícius junto com Isa Gaiteira; música pop italiana com Christian Negrello; danças com Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade e convidados; moda de viola com Grupo Fé e Tradição e festa-dançante com a Banda Ensaios. No domingo (9/2), haverá a Santa Missa em italiano e logo após música sertaneja com Luiggi e Gulin; show dançante com Veneti in Brasile e danças folclóricas diversas.

A festa tem, ainda, feira de artesanato e barracas de doces e outros alimentos, parque de diversões, venda de produtos coloniais e de alimentos derivados da uva, como geleias, sucos, cucas e vinhos coloniais.

Primeira vez na festa

A aposentada Maria Gurski, 66 anos e a amiga Marcia Cassiano Venâncio, 54 anos, ambas moradoras do bairro Fazendinha, contaram que era a primeira participação na tradicional festa. 

“Vimos pela televisão,  que a Festa começava, hoje, não pensamos duas vezes. Sempre tive vontade de vir conhecer de perto essa festa de tanta tradição. Gostamos muito e vamos voltar nos outros dias”, disse Maria Gurski. 

“O povo aqui é muito animado e a comida deliciosa, vale a pena”, aprovou Marcia. 

Tradição italiana

A primeira Festa da Uva aconteceu em 21 de janeiro de 1959, dia de Santa Inês. Na ocasião, o movimento das Filhas de Maria resolveu festejar o dia de sua padroeira, vendendo ao redor da Igreja Matriz, os produtos que tinham em casa, principalmente a uva.

Hoje, é realizada no Bosque São Cristóvão, espaço da Paróquia São José e Santa Felicidade destinado a manter vivas as tradições italianas.

Em geral, é realizada em fevereiro, período da colheita de uva no Brasil.

Presenças

Também participaram da abertura da 65ª Festa da Uva De Santa Felicidade o deputado estadual Ney Leprevost; o vereador Sidnei Toaldo; o pároco da Igreja Martriz e Paróquia São José e Santa Felicidade, Luis Alfonso Espinel Vargas; o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza; o administrador da Regional Santa Felicidade, José Dirceu de Matos; o presidente da Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (Acisf), Fernando Linhares de Almeida; o gerente regional Sicredi, Claudio Dunetz; o representante das Tintas Verginia e Tintas Coral, Arcelio Brostolim; a representante da Hellograf Gráfica e Editora, Janaina Santana; e uma das fundadoras do Restaurante Madalosso, Flora Madalosso.

Serviço

65ª edição da Festa da Uva de Santa Felicidade

Quando: De 7 a 9 de fevereiro

Onde: Bosque São Cristóvão (Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, 188 - Santa Felicidade)

Ingresso: 12 reais (Criança até 12 anos e idoso a partir de 60 anos não pagam)

Estacionamento: 35 reais (o valor inclui o ingresso do condutor)

Horários de abertura e fechamento dos portões: sábado (8/2) das 10h às 22h; domingo (9/2) das 9h às 17h. 

Formas de pagamento: Dinheiro, cartão (débito/crédito)

Programação 

Sábado (8/2)
13h: Música sertaneja com Eder e Vinícius, com Isa gaitera
14h30: Música pop italiana com Christian Negrello
16h: Danças com Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade e convidados
18h: Moda de Viola com Grupo Fé e Tradição
20h: Festa-dançante com a Banda Ensaios
23h: Encerramento

Domingo (9/2)
9h30: Santa Missa em italizano e música sertaneja com Luiggi e Gulin
13h30: Show dançante com I Veneti in Brasile
15h30: Danças folclóricas diversas
18h: Encerramento